Durante a passagem do governador Geraldo Alckin por Guarulhos, neste sábados, para acompanhar a entrega de unidades de um conjunto habitacional, no bairro Izildinha e o início das obras de canalização do Rio Baquirivu, o prefeito Guti, com o apoio de deputados, representantes da cidade, cobraram uma posição do Governo do Estado para a liberação de 500 mil doses de vacinar contra a febre amarela para o município.
Segundo Guti, o governador se comprometeu a avaliar, ainda esta semana, o pedido junto com a equipe técnica de epidemiologia. A cidade deve receber na próxima segunda-feira (29) um novo lote com 50 mil doses, que foram liberadas após o fechamento preventido do Zoológico Municipal.
“Cobramos um planejamento do Governo do Estado pra que a gente consiga as 500 mil doses, mesmo que seja de 50 em 50 para que possamos ter um planejamento, com isso conseguimos vacinar o mais rápido possivel, eles estão estudando, mas ainda não conseguiram me dar uma resposta concreta” , explicou o prefeito.
Guti zafirmou ainda que a administração segue cobrando semanalmente o Estado para receber as vacinas como tem feito desde o início da crise. A meta para a cidade é de vacinar um milhão de pessoas.
“Acreditamos que a partir do momento que vacine um milhão de pessoas praticamente a cidade toda vai estar imunizada, uma vez que o restante – cerca 400 mil pessoas – , ou ja foram vacinadas, ou são gestantes, ou são crianças abaixo da idade que não se pode vacinar”, esclareceu.
Na segunda-feira, quando as 50 mil doses chegarem ao município, 25 mil devem ser destinadas às famílias que vivem ao entorno do Zoológico, o restante segue o padrão adotado pela prefeitura, de agendamento prévio.
Segundo o prefeito a distribuição de doses para o agendamento depende da demanda de cada região, uma vez que estudos prévios realizados pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, indicaram quais unidades Básicas de Saúde, devem fazer parte do quadro de vacinações. Por este motivo existem unidades que estão vacinando mais do que outras.
Até a ultima sexta-feira (26), a prefeitura vacinou 10 mil pessoas por dia, o equivalente a 50 mil por semana. “O Estado está liberando 50 mil, mas nós nunca temos a garantia da proxíma semana, se tivessemos esta garantia nós poderiamos até avançar um pouco mais, mas como não temos este fluxograma de entrega de vacinas, nós obrigatoriamente temos que vacinal 10 mil por dia, por isso algumas unidades acabam vacinando mais do que as outras” encerrou.
Guarulhos já vacinou até esta sexta-feira mais de 510 mil pessoas desde o início da campanha em outubro passado.