Cidades

Guti volta da China com ótimas perspectivas de negócios para Guarulhos

Durante sua primeira viagem internacional como prefeito de Guarulhos, Guti (PSB) desembarca nesta segunda-feira na cidade, vindo de Pequim, na China, com ótimas perspectivas para o município. Foram oito dias em território chinês, para onde foi com recursos próprios, licenciando-se do cargo e deixando de receber salário neste período fora, em que ele cumpriu uma agenda bastante cheia de compromissos políticos e empresariais. 
 
Guti realizou dezenas de contatos com investidores, além de ter vivido experiências próximas ao conceito “smart city” (cidade inteligente), que pretende implantar em Guarulhos. O prefeito fez a viagem a convite da Associação Brasil-China, que tratou de promover os encontros, em diferentes cidades daquele país. 
 
Em Ürunqi, que localiza-se na região autônoma de Xinjiang, Guti assinou um acordo, idealizando a troca de experiências, ideias e cooperação mútua, com a finalidade de obter investimentos em infraestrutura para Guarulhos, como tratamento do lixo, centro de exposições e iluminação pública. “A busca de conhecimento e parcerias está sendo o foco principal dessa viagem e, entre as diversas atividades realizadas, pude conhecer o Centro de Economia, Tecnologia e Desenvolvimento da cidade”, disse o prefeito. Na mesma cidade, Guti conheceu o Centro Administrativo de Ürunqi, construído a partir de uma Parceria Público-Privada, em um modelo que pode ser trazido para cá. 
 
Guti também aproveitou para mostrar o potencial logístico de Guarulhos para investidores e empresas que buscam parceiros no Brasil. “Vale sempre ressaltar que minha viagem está sendo riquíssima em conteúdo e oportunidades de negócios para aprimorarmos a economia de Guarulhos”, afirmou.
 
Outra visita de Guti tratou da preservação ambiental, um tema que requer muito da atenção da atual administração. “Aqui na China, fui conhecer o funcionamento de uma das maiores empresas do país, que atua por meio de soluções inteligentes e sustentáveis em prol do recolhimento do lixo e destinação dos resíduos que podem ser reutilizados em outras ações. Pude dialogar com representantes de diversas empresas, objetivando a expansão dos negócios a nossa cidade, a fim de gerar mais empregos e financiamentos para obras”, revelou.
 
Em uma construtora chinesa, Guti conheceu ideias inovadoras no âmbito tecnológico e ambiental. “Conversei com a vice-presidente da empresa e apresentei a nossa cidade, deixando claro que são bem-vindos para instalar-se em Guarulhos”, contou. Na área de comércio, Guti se reuniu com com a presidência do maior supermercado de Hunan, que possui mais de 6000 lojas e estuda expansões fora da China. “Lá, pude dialogar a fim de oferecer Guarulhos como um possível local para a abertura de seus negócios na América do Sul”.
 
Na área de transportes e logística, o prefeito de Guarulhos esteve na estação de trem de Hunan para conhecer mais sobre os mecanismos utilizados no transporte do local. “Além disso, no intuito de angariar ideias e parcerias para investimentos futuros em Guarulhos, me reuni com o prefeito da cidade para apresentar sugestões de expansão dos negócios para o nosso município, afinal, Guarulhos é a principal porta de entrada do Brasil.
 
Guti também buscou soluções para a iluminação de Guarulhos. Ele lembrou que conta com quatro equipes encarregadas das manutenções e que o processo de licitação para que uma empresa auxilie nesse processo já está em fase de recurso. “No entanto, apenas trocar as lâmpadas não é suficiente para gerar mudanças efetivas, pois será preciso ampliarmos e aplicarmos uma solução inteligente que garanta durabilidade e qualidade, como as luzes de LED”, explicou. “Então, aproveitei para conhecer novas tecnologias e mecanismos em Shenzhen, o Vale do Silício da China, e entender melhor essa alternativa que queremos implantar em Guarulhos futuramente”, completou.
 

Posso ajudar?