Prestes a receber uma nova reestilização, o Smart – um ícone da indústria automobilística mundial – se apresenta aqui com sua versão Fortwo Cabrio, o topo da linha no Brasil. O pequeno cabriolet conta com motor 1.0 de três cilindros turbo que gera 84 cavalos de potência, o suficiente para dar boas esticadas com os pés no chão.
Com 2,70 metros de comprimento, é ideal para a cidade. Cabe em qualquer cantinho. Mas foge à nossa realidade por ser comercializado por pouco mais de R$ 70 mil, preço de carros médios de luxo. Mas não deixa de ter sua importância, pela funcionalidade, aliada a agilidade em manobras, dando-se bem até em estradas, onde não encontra dificuldades para desenvolver velocidades acima da máxima permitida.
Pequeno por fora, ele surpreende aqui dentro. Há um bom espaço para o motorista e um passageiro. Pequenos objetos vão apertados atrás dos bancos. Mas há até um porta-malas minúsculo que dá para carregar algumas poucas compras e pequenas malas.
O motor fica ali atrás, embaixo de tudo. Estepe? Nem pensar. Há um kit de primeiros socorros para remendar o pneu até chegar a um borracheiro. Como dá para perceber, trata-se de um veículo prático em todos os aspectos.
E já que é tão diferente, essa versão Cabrio tem um charme a mais. A capota é removível a partir de um toque no botão no console. Se quiser, torna-lo conversível de verdade, é só remover as barras laterais. Aí é só curtir o vento na cara
Dados técnicos
Modelo |
Cilindradas |
Potência |
CO2 * |
0-100 km/h* |
Velocidade máxima |
smart fortwo 52 kW mhd coupé |
999 |
52 / 71 |
98 |
13.7 |
145 |
smart fortwo 62 kW turbo coupé e cabrio |
999 |
62 / 84 |
115 |
10.7 |
145 |
Velocidade máxima limitada eletronicamente.
* Valores obtidos em condições especiais de medição.