Variedades

Há 14 anos, os Ramones, pioneiros do punk rock, faziam seu último show juntos

A turnê acumulou 2.263 apresentações por todo o mundo e acabou exatamente em um 6 de agosto, mas no ano de 1996

O Palace, em Hollywood, foi o palco da última apresentação do grupo Ramones, precursora do punk rock e considerada uma lenda na história do gênero. O ano era 1996 e a data era um 6 de agosto. O show foi o derradeiro de uma turnê que acumulou 2.263 apresentações por todo o mundo. A data contou com a presença de grandes nomes como Chris Cornell, do Soundgarden, Eddie Vedder, do Pearl Jam, Tim e Lars, do Rancid e Dee Dee Ramone, membro fundador do grupo.

A banda, conhecida pelo bordão "Hey Ho Lets Go" e com músicas curtas e rápidas, marcou gerações e mantém fãs até hoje. O engenheiro eletricista Ronaldo Luís da Silva, 26, não teve a oportunidade de assistir a show da banda, mas diz não conhecer representantes melhores do rock. "Outras bandas foram influenciadas por eles, como Sex Pistols, The Clash, Bad Religion, mas nenhuma se compara aos Ramones", define.

O Ramones surgiu com a seguinte formação: Dee Dee Ramone, Joey Ramone, Johnny Ramone e Tommy Ramone. Após alguns ensaios e a composição de músicas próprias (a banda tentou tocar músicas de outras bandas, mas desistiram), a primeira apresentação aconteceu em 1974, no Performance Studios.

Após shows em casas noturnas, conseguiram um contrato com a Sire Records e, já em 1976, viria o primeiro disco, homônimo da banda, inaugurando o estilo punk rock, com 14 músicas que duravam incríveis 29 minutos.

A explosão foi instantânea. Em 1977 a banda já tocava em toda a América do Norte e na Europa, lançou dois discos (Leave Home e Rocket to Russia) e ainda gravariam Its Alive, álbum que só fora lançado dois anos depois, mas que marcou época.

A primeira baixa foi a saída de Tommy, que abriu espaço para Marky Ramone e manteve o ritmo com 154 apresentações de divulgação do álbum Road to Run.

Entre confusões, discos novos e shows, a banda seguia e, em 1989, surgiu um dos hits da banda, a música Pet Sematary. Mas coincidiu com a saída de Dee Dee Ramone. Anos depois, ele morreria por overdose de heroína, em 2002.

O último grande trabalho foi Mondo Bizarro, lançado em 1992, o primeiro da banda sem Dee Dee. Em 2001, Joey Ramone faleceria vítima de câncer linfático e Johhny viria a morrer em 2004, com câncer de próstata. Marky Ramone se manteve tocando em homenagens aos Ramones e também em bandas menores.

Diferencial – Para Silva, o diferencial é simples. "Eles faziam músicas com acordes básicos e com muita intensidade. A única pausa nos cds ao vivo são os tradicionais ‘one, two, three, four do Joey em cada início de música", finaliza.

Posso ajudar?