Quem mora em Guarulhos há algum tempo, por certo, recorda-se do Cine República, localizado na Dom Pedro II. Era considerado um grande ponto de encontro e entretenimento para o município. Contudo, em 1973, o estabelecimento fechou as portas e deixou o município sem salas de cinema.
Segundo o Arquivo Histórico Municipal, seu proprietário, Antônio Pratici havia comprado o ponto anos antes. Inaugurado em 1935, o prédio sofria críticas por falta de conservação e diversas propostas de compra, tendo em vista a privilegiada localização. Pratici tentou fazer melhorias, mas a situação financeira não permitiu grandes ajustes e o espaço foi vendido às lojas Penan.
Dois meses antes do encerramento do República, o Cine São Francisco, criado em 1960, também fechou as portas. Outros estabelecimentos, como o Cine Jade, na Vila Galvão e o cinema da Vila Augusta, também não funcionavam mais. Apenas dentro do Hospital Padre Bento, aos sábados e domingos, existiam salas que ainda atendiam o público.
Atualmente Guarulhos tem cinemas nos shoppings Internacional, Maia e Bonsucesso. Recentemente, o cinema do Shopping Pátio, no Vila Rio, encerrou as atividades.