Famosos por tornar pessoas milionárias de uma hora para outra, os sorteios da loteria federal deverão, a partir de março de 2013, realizar o sonho de muitas famílias cadastradas no programa Minha Casa Minha Vida em Guarulhos. A Secretaria Municipal de Habitação está em entendimentos com a Caixa Econômica Federal para que as bolinhas sorteadas toda semana também sirvam para definir os novos proprietários das cerca de 6.000 casas que serão entregues pela Prefeitura a partir do próximo ano. "A lei nos obriga a sortear as chaves, mas, com 140 mil famílias inscritas, a loteria federal tornaria o pleito mais tranquilo e transparente" afirma o secretário Orlando Fantazini.
Esse não é, porém, o único projeto divulgado pela pasta para 2013. Presente na audiência pública na qual apresentou o orçamento da Secretaria de Habitação, Fantazini lembrou que as principais metas da Secretaria – construção de unidades habitacionais, urbanização de favelas e regularização fundiária – estão contempladas para o primeiro ano da próxima gestão municipal. "Além da entrega de moradias, vamos manter os projetos de urbanização nos bairros Vila Flora, São Rafael, Jardim Cumbica e Santa Cecília, interrompidos por questões burocráticas e jurídicas", exemplifica. "Queremos melhorar as regiões que precisam ser urbanizadas para que ninguém precise mudar de bairro", comentou o secretário, lembrando que, em situações como essa, o programa de aluguel social prosseguirá. Ele comentou ainda que desde 2009 foram regularizados 6.000 lotes: "Este programa também não sofrerá alterações", garantiu.
Para 2013, de acordo com Orlando Fantazini, a Secretaria Municipal de Habitação contará com um orçamento de R$182.638.592,00. Deste total, 82% são decorrentes de repasses do Governo Federal; o restante são recursos próprios, usados para folha de pagamento e manutenção.