Cidades

Hábito de guardar documentos é a solução contra cobranças indevidas

"Através das contas antigas consigo exigir o meu direito", afirmou a professora Rosely

À primeira vista parece um monte de papel velho que muitas vezes ocupa boa parte dos armários, mas em algumas situações os comprovantes de pagamentos são fundamentais para evitar eventuais transtornos.

"Já aconteceu várias vezes de constar nas minhas contas de telefone ligações que não foram feitas por nós. Através das contas antigas consigo comprovar que não realizei as chamadas e exigir o meu direito", afirmou a professora Rosely Domingos Machado.

A situação vivida por Rosely é compartilhada por inúmeras pessoas, mas que, em alguns casos, não conseguem comprovar pela ausência dos documentos. De acordo com o diretor da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Guarulhos, Jorge Wilson, a melhor orientação é a organização das finanças. "É mais saudável que todo mundo guarde pelo menos por cinco anos os comprovantes e documentos quitados para evitar futuros dissabores", afirmou Wilson.

A orientação é seguida corretamente pela dona de casa, Sheila Manrique Falaschi, que guarda todos os documentos por, no mínimo, sete anos. Segundo ela, diversos problemas foram resolvidos junto a autarquias municipais através dos comprovantes. "Já tive diversos problemas de cobrança indevida do Saae e só consegui resolvê-los através da comprovação dos pagamentos", afirmou Sheila.

Além disso, os comprovantes de pagamento de contas ou tributos não garantem ao consumidor apenas o direito de reclamar diante de uma cobrança indevida, mas também contra a inserção de seu nome no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) de forma injusta.

"Há muitas cobranças que são feitas de forma indevida e a única maneira que nós consumidores temos de nos defender são as contas já pagas apresentadas na hora das cobranças", afirmou Sheila.

Posso ajudar?