Estadão

Haddad: Reunião com Lula e GT de economia discutiu eficiência do gasto público

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), favorito para assumir o Ministério da Fazenda, confirmou há pouco que a reunião com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o grupo de trabalho de economia da transição discutiu formas de ampliar a eficiência do gasto público no País. O bastidor foi antecipado mais cedo pelo <b>Broadcast Político.</b>, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

"Falamos de focalização, eficiência do gasto público, qualidade do gasto. Fizemos muitas considerações ao presidente", declarou Haddad em Brasília, ao deixar o hotel no qual ficou hospedado desde segunda-feira, 28. Ele segue para São Paulo e retorna à capital do País na segunda-feira, 5.

De acordo com Haddad, a reunião desta terça, 29, não fez o desenho final do arcabouço fiscal a substituir o teto de gastos. Como mostrou a reportagem, o consenso se deu apenas na necessidade de criar algo ao longo do governo Lula. "Foram seis horas de reunião, passamos por muitos temas. A PEC da transição inclusive", disse o ex-ministro da Educação.

O favorito para a Fazenda do governo Lula 3 ressaltou que todos os grupos de trabalho da transição precisam entregar um relatório no dia 12 de dezembro, mas que a área da economia deve fazê-lo antes. Por designação de Lula, Haddad passou a integrar o GT de economia na terça-feira, ao lado de Pérsio Arida, André Lara Resende, Nelson Barbosa e Guilherme Mello.

Questionado sobre sua relação com Arida, Haddad respondeu que se dá bem com ele "há muito tempo". O <b>Broadcast Político</b> antecipou na quinta-feira passada, 24, que o cotado para a Fazenda manifestou nos bastidores sua intenção de trabalhar com o economista idealizador do Plano Real no próximo governo.

Posso ajudar?