O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira, 18, que o volume de recursos destinado ao Plano Safra 2024/25 dependerá dos cálculos feitos pelo Tesouro Nacional, que serão entregues nesta noite. Haddad apenas garantiu que o programa será mais robusto que o do ano passado, como antecipou o <i>Broadcast Agro</i>.
"O Plano Safra será maior do que no ano passado, isso nós podemos afiançar, mas o tamanho dele, quão maior, depende dos cálculos do Tesouro que vão ser entregues hoje à noite pela equipe técnica da secretaria de política econômica", disse Haddad. De acordo com o ministro, os trabalhos em torno do programa serão concluídos ainda esta semana, entregues ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima segunda-feira, 24, e divulgado na terça, 25, ou quarta-feira, 26.
Mais cedo, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse que a data do anúncio do Plano Safra ainda está sendo fechada conforme a agenda presidencial. O programa para médios e grandes produtores deve ser divulgado em Rondonópolis, Mato Grosso.
Como mostrou o <b>Broadcast Agro</b>, o pedido do Ministério da Agricultura é por R$ 452,3 bilhões para financiamentos para médios e grandes produtores na safra 2024/25, 24% mais ante os R$ 364,2 bilhões ofertados para custeio, investimento e comercialização da agricultura empresarial na safra passada.