Cinema

Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2: O fim está próximo

Oitavo filme encerra dez anos de uma das séries mais longas do cinema

Os fãs que assistiram a Harry Potter e a Pedra Filosofal, lançado em 2001, já conheciam a história há, pelo menos, quatro anos. O livro homônimo da série escrita por J.K. Rowling deu origem a uma série de sete volumes, que a colocou entre as pessoas mais poderosas do mundo. Fãs passaram a se vestir como os personagens da série, se reunir de madrugada para o lançamento dos livros e escrever histórias paralelas na internet. Fenômenos similares na cultura pop já foram vistos em em casos como os "Trekkers", fãs da extinta série "Jornada nas Estrelas", ou com os seguidores de "Lost".

Os próprios atores da série cresceram – literal e profissionalmente – ao longo dos filmes. Dessa forma, não é surpresa que muitos dos espectadores de "Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2", que estreia amanhã (com pré-estreia hoje em Guarulhos), cheguem aos cinemas sabendo previamente o desfecho da história do menino bruxo. Como sempre, no entanto, há algumas mudanças entre o que se leu e o que se assistirá. De qualquer maneira, mesmo quem preferiu acompanhar a saga somente nos cinemas não ficará perdido. Afinal, a própria decisão de dividir o sétimo livro em duas partes ajuda a detalhar a história.

No enredo, Harry se prepara para enfrentar o duelo final contra seu nêmesis: Lord Voldemort, que ameaça o mundo dos bruxos e dos trouxas numa mistura de Adolf Hitler com o Sauron de "O Senhor dos Anéis". Cruzando cada vez mais limites e acompanhado de Rony e Hermione, o herói deve, antes de enfrentar o vilão, destruir os artefatos que guardam pedaços da alma do bruxo das trevas.

Se nos episódios anteriores, a história não hesitava em matar personagens centrais, os que restam – dos dois lados – são testados com riscos cada vez mais reais. Locais antes quase imaculados, como Hogwarts e o famoso banco dos duendes, Gringotes, tornam-se campos de batalha, e personagens que foram esquecidos nos filmes anteriores são trazidos de volta. No final da sessão, todos deverão ter a mesma sensação que se tem ao virar a última página do livro de mesmo nome. Dez anos, quatro diretores, e "dois Dumbledores" depois, fãs podem se emocionar uma última vez.

Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 (Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 2) – Reino Unido/ EUA, 2011. Aventura. Direção de David Yates. Com Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson, Ralph Fiennes, Michael Gambon, Alan Rickman, Matthew Lewis, Evanna Lynch, Helena Bonham Carter, Bonnie Wright, Maggie Smith, Jim Broadbent, David Thewlis, Julie Walters, Mark Williams, James Phelps, Oliver Phelps, Natalia Tena, Emma Thompson, Jason Isaacs, Helen McCrory, Tom Felton, Warwick Davis, Domhnall Gleeson, Clémence Poésy, John Hurt, Geraldine Somerville, Adrian Rawlins, Robbie Coltrane, Gary Oldman, Chris Rankin, David Bradley, Kelly Macdonald, Ciarán Hinds, Hebe Beardsall. Distribuição Warner.

Posso ajudar?