Os três tripulantes de um helicóptero desaparecido há três dias na Floresta Amazônica foram localizados com vida na manhã deste sábado, 19, no interior do Amapá, segundo informou o governo do Estado. O grupo estava a serviço do Ministério da Saúde. Ainda não há informações sobre o estado de saúde deles.
Equipes de busca localizaram um sinal de fumaça às margens do Rio Iratapuru, a cerca de 70 quilômetros do município de Pedra Branca do Amapari, na região central do Amapá. Aeronaves de resgate já foram enviadas ao local.
O comandante da aeronave, tenente-coronel Josilei Gonçalves de Freitas, o engenheiro da Funai José Francisco Vieira e o mecânico Gabriel Assis Serra conseguiram se comunicar com a equipe de busca via rádio.
O governo do Amapá informou que será dado "todo o suporte necessário para que os tripulantes sejam amparados, garantindo seu bem-estar e segurança".
O helicóptero modelo Colibri foi contratado pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Amapá e Norte do Pará. Ele deixou a aldeia Maritepu, no Pará, com destino a Macapá, na última quarta-feira, por volta das 12h. Ao se deparar com condições climáticas ruins, o helicóptero perdeu o contato.
"A nossa felicidade neste sábado é saber que todos estão bem, estão com vida, tranquilizando os familiares dos três tripulantes", informou, em nota, o governador do Amapá, Clécio Luiz.
"Já entrei em contato com o governador Hélder, do Pará, para a realização do salvamento. Está saindo uma aeronave de Tiriós e outra daqui de Macapá até o local para fazer o resgate. Nós vamos aguardá-los com todo aparato necessário, equipe médica e ambulância."