O atacante guarulhense Henrique Dourado foi apresentado oficialmente ao Flamengo na tarde desta quinta-feira, 1º/02. O artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2017 pelo rival Fluminense citou, na entrevista coletiva, o Flamengo de Guarulhos, clube no qual ele começou a carreira.
“Meu início de carreira foi no Flamengo de Guarulhos. É até engraçado que é um contraste, de uma grandeza. É um clube modesto da minha cidade de Guarulhos, agora chegar no maior clube do Brasil, do mundo. Chego muito feliz. Dar valor ao clube que você está, porque já passou muitos apertos. Não deixar que a empolgação te leve. A consequência disse é vitoriosa”, disse.
O nome do “Ceifador” já foi publicado no BID e o centroavante pode estrear no próximo domingo, 4, contra o Nova Iguaçú, pelo Campeonato Carioca, em Brasília.
Lateral em Guarulhos
Hoje Henrique ostenta a condição de atacante artilheiro. Mas o guarulhense começou a carreira na lateral esquerda. Em 2007 ele compunha a linha defensiva titular do Flamengo de Guarulhos na Copa São Paulo Junior, em uma equipe que também tinha Paulinho (atacante com passagens por Santos, Vitória e pelo próprio Flamengo do Rio).
O técnico daquele Corvo era Toninho Oliveira, professor de educação física chamado carinhosamente de “Toninho Bigode” pelo Ceifador. “Assim que terminou a Copinha, fui contratado pela AD Guarulhos para a disputa da Série B do Paulistão. Levei três jogadores meus do Flamengo. Entre eles, o Henrique”, lembra Toninho, que hoje dirige o Clube Atlético Guarulhense.
“Com os treinamentos, percebi que ele tinha jeito para ser atacante. Então decidi muda-lo de posição. Acho que deu certo”, afirma, contente. O próprio Henrique já contou essa história da mudança de posição em entrevistas a canais de TV. “Torço por ele pois é um cara humilde. Até hoje, já famoso, ele não deixa de bater papo com os amigos em Guarulhos durante suas folgas”, completa o ex-treinador.