Saúde

Hepatite C em Guarulhos está acima da taxa nacional

De janeiro a julho, cidade já tinha 27 casoss confirmados

O índice de hepatite C em Guarulhos está acima do parâmetro nacional, que estabelece a taxa de incidência de 1,38% para 100 mil habitantes. Com 27 casos contabilizados até a primeira quinzena de julho deste ano, Guarulhos registra 2,2 casos para cada 100 mil habitantes.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em 2009 foram confirmados 127 casos e em 2010, 91 registros, sendo a faixa etária de maior prevalência a de pessoas a partir dos 40 anos.

Para os parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação à hepatite C, o Brasil era considerado um país de endemicidade intermediária – entre 2,5% e 10%. O novo estudo mostrou, contudo, baixa endemicidade de casos encontrados no conjunto das capitais e no Distrito Federal, em que a prevalência foi de 1,38%, segundo o Ministério da Saúde.

A hepatite C é transmitida pelo contato com o sangue de uma pessoa contaminada por meio de transfusão de sangue, de mãe para filho durante a gravidez e compartilhamento de seringas ou objetos que furam ou cortantes, como alicates de unha e aparelhos usados em cirurgias, tatuagens, piercing e acupuntura.

A transmissão pode ocorrer pela relação sexual sem camisinha, mas é uma forma mais rara de infecção, segundo a OMS.

A população pode colher a sorologia para detecção da doença em qualquer uma das 68 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Posso ajudar?