Esportes

Herkules-Guarulhos de handebol participará de torneio mundial na Suécia

Os atletas do Herkules-Guarulhos, equipe de handebol masculino, embarcarão para a Suécia no próximo dia 30, para disputar a Partille Cup, principal torneio do mundo da modalidade nas categorias mirim e infantil.
 
Afilhados do atleta olímpico Bombom, além de participarem da competição, que contará com mais de 1.200 equipes de mais de 40 nações, o Herkules-Guarulhos representará o Brasil na cerimônia de abertura, que será na arena Scandinavium, que possui capacidade para 12 mil espectadores. “Será uma honra representar o país na abertura porque equipes como o Pinheiros e o Corinthians, por exemplo, também estarão na Partille Cup, e a organização escolheu o time de Guarulhos para carregar a bandeira do Brasil”, disse Zuza, técnico da equipe guarulhense.
 
O Herkules-Guarulhos lidera o campeonato paulista no mirim e no infantil e viajará com uma delegação de 30 pessoas, entre atletas, pais e comissão técnica.
 
Padrinho Olímpico
 
A história do time da cidade se entrelaça com a do atleta olímpico César “Bombom”. O goleiro da Seleção Brasileira de Handebol iniciou sua carreira em Guarulhos em 2003, aliás, época em que surgiu seu apelido.
 
“O Zuza era meu treinador e como eu fazia piada com todos, ele olhou para mim e disse que eu parecia com a artista Adriana Bombom. O apelido pegou e hoje na Europa as pessoas me conhecem por este nome”, contou o jogador.
 
Em apenas um ano, Bombom chamou a atenção do Pinheiros, clube em que atuou por 10 temporadas, conquistando a Liga Nacional por cinco vezes. Em junho de 2013, o atleta foi contratado pelo Granollers, da Espanha. De lá para cá, chegou à Seleção e, além de ter disputado os Jogos Olímpicos no Rio, no ano passado, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, em Toronto, entre outros títulos coletivos e individuais.
 
Em 2016, as trajetórias do Herkules-Guarulhos e Bombom começaram a se encontrar.  Na época, o sogro do atleta conheceu o projeto da equipe local e conversou com um dirigente do Herkules Handball, um dos principais times da modalidade na Noruega, que adorou a proposta.
 
“O diretor gostou tanto que quis firmar uma parceria com o time de Guarulhos. Desde então, o time norueguês manda material esportivo. Depois disso, a equipe guarulhense achou por bem homenagear os europeus adicionando o “Herkules” ao nome oficial e usando o mesmo uniforme que eles usam nos jogos”, contou Bombom.
 
Atualmente, a equipe de Guarulhos conta com 80 crianças da faixa etária de 8 a 14 anos e disputa as principais competições estaduais do handebol.
 
 

Posso ajudar?