A candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, aumentou sua vantagem em relação a Donald Trump quatro Estados norte-americanos, segundo uma nova pesquisa do Wall Street Journal em parceria com a NBC News e o instituto Marist.
No Colorado, Clinton lidera por 14 pontos porcentuais de vantagem, por 46% a 32%, sei a mais do que na pesquisa de julho, antes das convenções nacionais.
Na Virgínia e na Carolina do Norte, dois Estados onde os republicanos esperavam ser mais competitivos, a democrata lidera por, respectivamente, 46% a 33%, e 48% to 39%.
“Estes eram Estados onde a disputa prometia ser mais aperta, mas não parece ser este o caso”, disse Lee Miringoff, diretor do Marist College Institute for Public Opinion. “Trump ainda precisa unificar os republicanos e se posicionar melhor entre os eleitores tradicionais do partido para se tornar competitivo nesses lugares.”
Na Flórida, um dos Estados mais importantes devido ao número de colégios eleitorais, a disputa é mais apertada. Clinton lidera por 44% a 39%, uma pequena melhora em relação à pesquisa anterior, quando a vantagem era de apenas dois pontos.
Os resultados reforçam a tendência vistas em outros Estados: após as convenções dos dois partidos e uma série de desgastes da campanha de Trump, Clinton consolidou sua base e ampliou sua vantagem em inúmeros frontes.
Durante as primárias, Trump mostrou alguma capacidade para superar desafios difíceis. No entanto, ainda não se sabe se seu estilo confrontador terá o mesmo apelo para um público mais amplo.
Clinton também mantém uma posição dominantes em todos os quatro Estados quando são incluídos os nomes do libertário Gary Johnson e de Jill Stein, do Partido Verde.
Por outro lado, eleitores de todos esses Estados continuam a ter impressão desfavorável dos candidatos dos principais partidos. A visão negativa de Clinton é compartilhada por 52% dos eleitores da Flórida e 59% do Colorado. Já a desaprovação de Trump está em 62% na Carolina do Norte e 69% no Colorado. Fonte: Dow Jones Newswires.