Política

Hipermercados terão que atender clientes nos caixas em até 20 minutos

Projeto de Lei do vereador Lamé Smeili (PT do B) ainda depende de regulação

A Câmara Municipal aprovou em primeira votação ontem a obrigatoriedade de os hipermercados e supermercados de Guarulhos atenderem os clientes nos caixas em até 20 minutos. A proposta, do vereador Lamé Smeili (PT do B), vai para segunda votação amanhã.

Pelo projeto somente nos dias 5, 6 e 7 de cada mês os estabelecimentos terão um prazo maior para atender os clientes: até 30 minutos. Segundo o autor, nesses dias a movimentação é maior pois muitas pessoas recebem o salário até o 5o dia útil de cada mês.

Segundo Smeili, o prefeito Sebastião Almeida (PT) já se posicionou favoravelmente ao projeto. "Ele disse que só será contrário se houver algum erro técnico", diz. Caso a proposta seja sancionada, ainda dependerá de regulamentação em até 90 dias para definir as regras de fiscalização e os valores das multas para quem infrigir a lei.

Para Lamé, é comum os guarulhenses permanecerem mais de 20 minutos nos caixas. "Ficam vários caixas vazios enquanto a pessoa espera atendimento nas filas. O projeto vai gerar mais empregos e facilitar a vida do cidadão", diz.

Existe lei municipal semelhante que trata da obrigatoriedade de as pessoas serem atendidas nas agências bancárias em até 15 minutos. Ciente que a legislação no caso dos bancos não é respeitada, Smeili diz que as normas são importantes para garantir os direitos dos consumidores. "A pessoa tem que estar amparada com alguma senha ou testemunhas para garantir que ficou mais de 20 minutos no caixa e procurar o Procon", diz.

Posso ajudar?