Cidades

HISTÓRIA – Poupatempo relembra memória de Mario Covas

Missa pelos 12 anos da morte do governador será celebrada neste sábado

Há 12 anos, em 6 de março de 2001, São Paulo se despedia de um de seus líderes mais ilustres, Mario Covas. Neste sábado, 9, às 10h, uma missa será celebrada no Mosteiro de São Bento, localizado no Largo São Bento – Centro – São Paulo, em memória ao aniversário de sua morte.

Mario Covas foi o trigésimo governador do Estado, entre 1995 e 2001, e seu nome até hoje é lembrado como sinônimo de competência e boa administração pública. Na gestão de Covas, em 1997, foi criado o Programa Poupatempo.

Idealizado e tido como prioridade do então governador, o Poupatempo foi concebido para estabelecer um novo modelo de atendimento ao cidadão paulista, que oferecesse diversos serviços públicos em um único local, com eficiência, qualidade, rapidez e sem privilégios.

"Covas queria simplificar a vida das pessoas e tornar os serviços prestados pelo poder público mais ágeis e é esse o legado que o Poupatempo tem se esforçado para manter durante esses 15 anos de sucesso do programa", afirma o secretário de Gestão Pública, Davi Zaia.

Entre os anos de 1997 e 2000, Mario Covas inaugurou as unidades Poupatempo Sé, Luz, Campinas Centro, Santo Amaro, São José dos Campos e Itaquera. Atualmente, o programa conta com 32 postos distribuídos por todo o Estado e já realizou aproximadamente 350 milhões de atendimentos. Entre os serviços mais solicitados estão Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, licenciamento de veículos e Carteira de Trabalho.

Graças ao espírito visionário de um dos políticos mais expressivos do país, o Programa Poupatempo é um dos serviços públicos mais bem avaliados da história de São Paulo. Em pesquisa de satisfação realizada em 2012 pelo Instituto Vox Populi, o índice de aprovação do usuário das unidades Poupatempo foi de 99%.

Programa Poupatempo
O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Gestão Pública que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou aproximadamente 350 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 32 unidades de atendimento instaladas na capital, Grande São Paulo, litoral e interior.

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