No início da noite desta quinta-feira (20) uma equipe da Inspetoria de Patrulhamento da Área Sul da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos realizaram a detenção de um homem por agressão à companheira no Jardim Vila Galvão.
De acordo com a equipe que participou da ação, enquanto realizava a ronda de rotina, o guardas foram abordados por uma mulher que informou ter sido agredida pelo companheiro. Os GCMs se dirigiram à residência dela e não encontraram o acusado, que supostamente fugiu logo após a mulher sair correndo da casa.
Os agentes então a encaminharam até a UBS do bairro, onde foi medicada e liberada. Ao voltarem com a mulher para a residência, os guardas depararam com o acusado, que havia voltado ao local. Ele foi detido e encaminhado, juntamente com a vítima, para o 2º Distrito Policial, no Jardim Santa Mena, onde ficou detido à disposição da Justiça após ser enquadrado na Lei Maria da Penha.
A Patrulha Maria da Penha
O objetivo da Patrulha Maria da Penha é assegurar o acompanhamento e o atendimento das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, fiscalizando as medidas protetivas determinadas judicialmente, que são decisões cautelares que a autoridade judicial concede à vítima para proteger sua integridade física. O juiz, dependendo do caso, pode determinar a suspensão do porte de armas do agressor, seu afastamento do lar e o distanciamento da vítima, entre outras ações.