Um homem, que não quis se identificar, contou ao GuarulhosWeb que busca por atendimento de urgência na Unidade Básica de Saúde Cavadas há mais de dois meses e que, por falta de insumos, os funcionários pedem para que ele aguarde. A Prefeitura confirmou a falta do material e esclareceu que problemas nos processos de compra e dívidas de outros exercícios com fornecedores estão criando o problema.
De acordo com a administração, em 2017 o município realizou 260.893 consultas, entre agendadas, de retorno e urgências. E em 2018, até o mês de junho, 136.881 atendimentos foram realizados em 66 UBSs, quatro serviços especializados e quatro Centros de Especialidades Odontológicas. A rede municipal de Saúde conta ainda com um serviço de Pronto Atendimento e duas UPAs que atendem urgências 24 horas.
O munícipe que procurou o GuarulhosWeb contou que em junho deste ano procurou a UBS Cavadas com dor de dente. Ao explicar a situação, a atendente encaminhou o caso para a dentista, que avaliou, prescreveu uma receita para controlar a dor e pediu que uma consulta fosse agendada. Diariamente o munícipe liga para a unidade e recebe a informação que “por falta de insumos não é possível o agendamento”.
“Os funcionários sempre me atendem super bem, mas não tem previsão para minha consulta. Eu sinto muita dor, não sei mais o que fazer e espero que esta situação seja resolvida”, explicou.
Segundo a Secretaria de Saúde, atualmente a UBS Cavadas tem uma cirurgiã dentista no período da manhã e uma vaga em aberto para reposição no período da tarde, o que pode gerar espera para atendimento odontológico.
Com relação a falta de insumos, a pasta esclareceu que “devido à morosidade em uma ou mais etapas do processo de compras; na falta ou escassez de concorrentes na licitação motivada, sobretudo, por algumas modificações nas legislações vigentes que se referem às Licitações Públicas, resultando em pregões desertos; incompatibilidade de preços de mercado, ocasionando em certames fracassados; escassez de matéria-prima e dificuldade na importação de alguns produtos, além de problemas oriundos de dívidas de outros exercícios com fornecedores”.