O grupo Human Rights Watch, que luta por direitos humanos na Jamaica, divulgou nesta terça-feira um relatório que aponta que gays, lésbicas, bissexuais e transexuais são alvos de violência e discriminação no país. O texto de 86 páginas informa que os cidadãos LGBT encontram dificuldades para conseguir emprego ou moradia.
O relatório observa ainda que essas pessoas são frequentemente expulsas de suas comunidades por vizinhos e até mesmo pela própria família, e que alguns profissionais de saúde os deixam constrangidos quando buscam atendimento. Ainda de acordo com o texto, a proteção policial contra o preconceito e os ataques físicos é fraca.
O Human Rights Watch também pede ao governo da Jamaica para derrubar a lei da época colonial que criminaliza o sexo anal. A “Lei de Delitos Contra Pessoas” foi criada em 1864 e condena a conduta sexual consensual entre homens e o sexo anal entre pessoas de qualquer sexo. A pena para esses crimes varia de dois a dez anos de prisão e trabalhos forçados. O país caribenho é descrito como uma das regiões mais hostis em relação aos homossexuais. (Mariana Goulart, especial para AE, com informações da Associated Press).