O Honda Fit habita entre nós há mais de 12 anos quando foi lançado no Brasil. Desde então, passou por duas reestilizações mais marcantes, quando surgiram o New Fit, em 2008, e o Novo Fit, no ano passado. Neste tempo todo, o compacto da marca japonesa sempre se posicionou com um carro confiável, que garante uma performance interessante, oferecendo excelente custo benefício para determinado tipo de público.
O GuarulhosWeb avaliou desta vez um Fit 1.5 1.5 i-VTEC FlexOne ELX, versão top de linha oferecida apenas com o eficiente câmbio automático CVT, que era oferecido no primeiro Fit de 2003 e retornou na remodelação de 2014. Lógico que existem evoluções expressivas, tanto na motorização, nível de equipamentos como no visual, que foi sendo modernizado. Mas o carro se mantém com a mesma proposta. Bom espaço interno para uma família pequena, excelente dirigibilidade, consumo bastante honesto. Comercializado por um preço próximo aos R$ 70 mil, apresenta-se como um compacto completo. A lista de equipamentos embarcados é bem interessante (veja abaixo).
O desempenho do motor 1.5 agrada em diferentes condições. Na cidade, tem um comportamento tranqüilo. Não pipoca em arranques e se mostra ágil o suficiente para promover manobras mais rápidas. Na estrada, apresenta boa desenvoltura para seguir dentro dos limites de velocidade impostos e vigiados – cada dia mais – com intensidade pelas autoridades.
As respostas do câmbio CVT podem até causar alguma divisão entre diferentes estilos de dirigir. Se você quer uma reduzida antes da hora, um gás a mais para uma ultrapassagem mais rápida, puxar para trás para ter uma reação esperta numa subida íngreme, pode até se frustrar. Mas se você se adaptar bem ao estilo tranqüilo do modelo – aliás, essa é a proposta do Fit – este pode ser o carro que procura. Dirigindo mais na manhã, obterá respostas na medida certa, sem solavancos e, em alguns momentos, quase que imperceptível.
As explicações para isso são técnicas. Com controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas, o motor procura oferecer a máxima eficiência em diferentes regimes de rotação. Assim, oferece excelente desempenho e economia de combustível. Com etanol, esse propulsor gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgf.m de torque a 4.800 rpm – quando abastecido com gasolina, são 115 cv a 6.000 rpm e 15,2 kgf.m a 4.800 rpm.
O Fit traz o EPS (Electric Power Steering), um sistema de direção eletricamente assistida, que torna sua condução mais leve em manobras em baixas velocidades e mais firme em altas. O conjunto de suspensão oferece excelente estabilidade, principalmente em relação à aceleração lateral nas curvas, sem comprometer o conforto dos ocupantes.
Carro tem ótimo aproveitamento de espaço
Não é de hoje que o Fit oferece um ótimo aproveitamento do espaço interno. Neste reformulação,ele se apresenta ainda melhor, com o tanque de combustível na posição central, e o sistema ULTr (Utility Long Tall Refresh) dos bancos nas versões LX, EX e EXL, que permite diversas configurações para acomodação de objetos longos e altos, além do modo Refresh, onde o encosto dianteiro alinha-se ao assento traseiro, em um encaixe que aumenta a capacidade de acondicionamento do veículo.
Prático e funcional, o Fit oferece também espaços versáteis de armazenamento, com porta-copos, porta-objetos e porta-bebidas. O porta-objetos localizado ao lado esquerdo do motorista traz uma maior conveniência ao contar com um flip retrátil, que comporta tanto um celular de forma ajustada até um copo grande.
Equipamentos de série
– para-brisa degradê e vidros verdes com filtro UV;
– ar-condicionado;
– retrovisores na cor da carroceria;
– acionamento elétrico para travas das portas, vidros e retrovisores externos;
– volante com ajuste de altura e profundidade;
– painel de instrumentos moderno e de fácil visualização;
– chave canivete com sistema de abertura e fechamento das portas com imobilizador
– rodas de liga leve de 16 polegadas
– sistema de áudio composto por rádio AM/FM e CD player com visor LCD de 5”, Bluetooth,
– câmera de ré com três ângulos de visão (panorâmica, normal e superior),
– entradas auxiliares e USB.
-sistema HFT, posicionado junto ao volante, que possibilita o atendimento de uma ligação por meio da conexão sem fio juntamente com a função de viva-voz.
– airbags laterais para motorista e passageiro da frente
– bancos com acabamento em couro e partes específicas em material sintético de alta qualidade