Carro

Honda promove mudanças no New City para manter sedã e hatchback em alta

Desde que a Honda promoveu o City ao posto de principal modelo da marca, nos lugares do Civic, no caso do sedã, e do Fit, com o hatchback, o modelo assumiu função de protagonista da marca japonesa. E para mante-lo nesta posição, nada melhor que uma renovação, que chega menos de três anos após o lançamento da atual geração do New City.

Para 2025, a nova geração de New City Sedã e New City Hatchback inclui modificações estéticas para dar mais atitude esportiva ao Hatchback, além de sofisticação e elegância ao Sedã.  Em ambos, permanece o motor quatro cilindros aspirado de 1,5 litro 16V DOHC com injeção direta de combustível, robusto e de baixo consumo, acoplado ao aclamado câmbio CVT, Powertrain que proporciona dinâmica de excelência.

No conteúdo, desde a versão EX há itens direcionados à conveniência, segurança e conforto, reforçando o posicionamento dos New City, como os mais completos dos segmentos em que atuam.

O design frontal do Sedã conta com novidades no para-choque, grade e no acabamento cromado na parte superior. O para-choque passa a ter linhas mais fluidas e limpas, enquanto a grade recebe mais elementos horizontais e fica mais ampla, uma vez que o acabamento cromado superior fica mais estreito. O para-choque traseiro também é novo. Os elementos refletivos passam a ser horizontais e aplicados em um novo acabamento na parte inferior do para-choque. O conjunto de todas estas mudanças resultaram em um design mais largo, elegante e sofisticado, e com um pequeno incremento no comprimento total de 25 mm.

No New City Hatchback a parte frontal traz também um novo para-choque, com linhas mais arrojadas, e uma grade de desenho mais esportivo, com acabamento Black Piano na junção com o capô. A esportividade também é encontrada em novas formas para o para-choque traseiro, com moldura inferior em preto, que explora a atitude energética e mais esportiva do modelo. As dimensões do Hatchback tiveram um pequeno incremento, de 2 mm no comprimento.

Elementos que tradicionalmente tem grande importância no design, as rodas do New City Sedã e New City Hatchback são novas e são comuns aos dois modelos. Na versão de entrada, a LX, as rodas de liga leve são aro 15” com acabamento diamantado e fundo cinza. Nas versões EX, EXL e Touring do New City Sedã as rodas são aro 16” com acabamento diamantado e fundo preto, as mesmas do New City Hatcback EX e EXL. A versão Touring do Hatchback tem uma opção exclusiva de rodas, com acabamento escurecido e fundo preto.
Interior

A linha 2025 traz importantes atualizações que, elevam ainda mais o padrão, posicionando-os em situação de destaque e indiscutível liderança contando com conteúdo de veículos premium.

A chegada do freio de estacionamento eletrônico (EPB) – exclusividade na categoria – demandou redesenho do console das versões EX, EXL e Touring do New City Sedã e New City Hatchback. O resultado é um console mais moderno, prático e elegante. Conjuntamente ao freio de estacionamento eletrônico outro prático dispositivo estreia nos New City 2025, o Brake Hold, que mantém o veículo parado até o condutor retomar a aceleração. O controle do freio de estacionamento e do Brake Hold estão situados no centro do console, em posição de fácil acesso. A chegada destes equipamentos trouxe também a adoção de freios traseiros a disco nas versões mencionadas.

O Wireless Charger, carregador sem-fio para smartphones, é outro item presente no novo console, eliminando assim a necessidade do uso de cabos. A central multimídia, por sua vez, oferece Android Auto e Apple CarPlay também sem-fio. As versões EX, EXL e Touring têm ainda portas USB para carregamento de energia: duas do tipo A no painel dianteiro e duas do tipo C para os ocupantes do banco de trás.

Uma central multimídia aperfeiçoada é equipamento padrão em todas as versões dos New City 2025. A tela LCD traz melhor definição das imagens, nova interface, gráficos melhorados, ampla gama de cores e três papéis de parede diferentes. A câmera de ré, que equipa todas as versões do Sedã e está disponível no Hatchbacksa partir da versão EX, também evoluiu, e agora oferece imagens com melhor resolução. Outro item de destaque é o LaneWatch, disponível nas versões EXL e Touring do New City Sedã e na versão Touring do New City Hatchback.

Importante frisar que todas as versões do New City 2025 oferecem uma excelente relação custo-benefício através de um substancial pacote de equipamentos. Desde a versão EX, por exemplo, o painel conta com quadro de instrumentos com tela TFT de 4,2” colorida – nas versões EXL e Touring, a tela TFT é de 7”, multiconfigurável.

Cabe destacar que a versão EX teve sua relação custo-benefício consideravelmente melhorada com a chegada de um superpacote de equipamentos de alto valor agregado. São itens de série na versão EX: Honda SENSING onde o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) passa a contar com a função Low Speed Follow (LSF), freio de estacionamento eletrônico (EPB) com função Brake Hold e freio a disco na traseira, ar-condicionado digital com ajuste automático de temperatura e 2 portas USB Tipo C na traseira. Rodas de liga leve aro 16”, console central com saídas de ventilação para a traseira e faróis de neblina são outros destaques da versão EX.

O ar-condicionado digital Dual Zone, exclusivo das versões Touring – e exclusivo também dentro dos segmentos nos quais competem o New City Sedã e New City Hatchback –, possibilita a seleção de diferentes temperaturas para motorista e passageiro dianteiro, sendo um requinte encontrado somente em segmentos superiores.

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Segurança e conectividade 

Para a Honda, o aspecto da segurança é prioritário, e a comprovação deste princípio é que em todas as versões o New City Sedã e New City Hatcback dispõe de seis airbags, que proporciona alto nível de proteção para os ocupantes da cabine. Porém, a estrela tecnológica do quesito segurança é indiscutivelmente o Honda SENSING, antes exclusivo das versões Touring, e que nos novos New City teve sua aplicação estendida às versões EX e EXL, e ainda mais evoluído com a incorporação do LSF – Low Speed Follow ao ACC. Veja, abaixo, as funções do Honda SENSING:

  • ACC com LSF – Controle de cruzeiro adaptativo, mantém distância segura do veículo à frente, mesmo em baixa velocidade, podendo operar a parada total e posterior retomada automática do movimento
  • CMBS – Aciona os freios ao detectar uma possível colisão frontal
  • LKAS – Detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção mantendo o veículo centralizado nas linhas de marcação
  • RDM – Detecta a saída da pista e ajusta a direção evitando a evasão
  • AHB – Comutação automática de farol baixo/farol alto, de acordo com a situação

 

O New City Sedã e New City Hatchback ainda trazem diversos dispositivos de segurança, comuns a todas as versões:

  • VSA (Vehicle Stability Assist) – Assistente de estabilidade e tração
  • HSA (Hill Start Assist) – Assistente de partidas em rampa
  • ESS (Emergency Stop Signal) – Sistema de luzes de emergência
  • TPMS (Tire Pressure Monitoring System) – Alerta de pressão dos pneus
  • EBA (Emergency Brake Assist) – Assistente de frenagem de emergência

A plataforma de conectividade myHonda Connect também estará disponível no New City Sedã e New City Hatchback, nas versões EXL e Touring. Trata-se de um aplicativo que oferece informação, segurança e controle do veículo, conectando o motorista ao seu carro via smartphone. Com o myHonda Connect é possível ter acesso a um menu completo de serviços como consultar status do veículo, acionar controles remotos (dar a partida no motor e ligar o ar-condicionado à distância, travar e destravar as portas, localizar o veículo, verificar pressão dos pneus) entre muitas outras funcionalidades.

Motor

O motor que equipa todos os New City Sedã e New City Hatchback permanece o quatro-cilindros em linha de 1,5 litro, flex, com cabeçote, bloco e cárter de alumínio, injeção direta e duplo comando no cabeçote, que preserva características e qualidades que o consagraram perante a imprensa especializada e usuários. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), tal motor alcança a classificação A em consumo na sua categoria e em nível de emissões.

 

O motor dos Honda New City é dotado do exclusivo sistema i-VTEC, que altera a amplitude e duração da abertura das válvulas de admissão, e sistema VTC – Variable Timing Control, que avança ou retarda a sincronia do comando de admissão. Em conjunto, tais tecnologias otimizam o funcionamento do motor, entregando melhor desempenho e grande economia de combustível. A potência máxima declarada é de 126 cv a 6.200 rpm, seja com etanol ou com gasolina. O torque máximo é de 15,8 kgfm a 4.600 rpm (etanol) e 15,5 kgfm a 4.600 rpm (gasolina).

O câmbio CVT oferece os sistemas Step-shift e EDDB (Early Down-shift During Braking). O primeiro é voltado para condução esportiva, e simula trocas de marcha em pontos fixos quando o acelerador é pressionado de forma intensa. Já o EDDB age em declives, aplicando freio-motor quando detecta a ação do condutor no pedal do freio, trazendo mais segurança e menor degradação do sistema de freio.
Versões e preços

New City Sedã LX – R$ 117.500,00

New City Sedã EX – R$ 126.000,00

New City Sedã EXL – R$ 134.200,00

New City Sedã Touring – R$ 142.400,00

 

New City Hatchback LX – R$ 117.500,00

New City Hatchback EX – R$ 125.000,00

New City Hatchback EXL – R$ 133.200,00

New City Hatchback Touring – R$ 141.400,00

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