Carro

Honda traz de volta o SUV menor WR-V completamente renovado

Mais um carro que havia sido descontinuado no mercado brasileiro está de volta. Desta vez, a Honda lança o novo WR-V, SUV menor da marca que volta completamente diferente do que sempre foi.

Antes baseado na plataforma do lendário FIT, agora chega com personalidade própria, em projeto inédito, para brigar no segmento de entrada dos SUVs, posicionando-se como nova referência.

   Diferentemente de concorrentes diretos, nada de motorização 1.0 turbo. Vem com o bom 1.5 DI i-VTEC Flex aspirado, com transmissão CVT, já disponível com sucesso em outros modelos Honda. O preço fica entre R$ 144.900 e R$ 149.900.

O Novo WR-V 2026 chega para completar o  lineup de SUVs da marca – ao lado do HR-V, ZR-V e CR-V – reforçando a gama reconhecida de utilitários esportivos da marca.  O design, sempre um aspecto fundamental, priorizou um visual marcante, com linhas robustas e imponentes. As dimensões da carroceria conferem ao WR-V um porte sólido e espaço interno incomparável, conciliando conforto, segurança e versatilidade – atributos essenciais para o uso múltiplo que caracteriza os SUVs.

O motor que equipa as versões EX e EXL é o 1.5 DI i-VTEC Flex aspirado, com transmissão CVT. Trata-se de um conjunto mecânico já conhecido, presente no City e e nos HR-V EX e EXL, mas com calibrações específicas para o WR-V, mantendo suas reconhecidas qualidades de economia, desempenho e robustez.

A segurança, valor essencial para a Honda, também é destaque no novo WR-V. Ambas as versões contam com o pacote Honda SENSING, enquanto a plataforma de conectividade myHonda Connect é exclusiva da versão EXL.

Design marcante com interior integrado

 O conceito do Honda WR-V estabeleceu parâmetros de design para as porções frontal, lateral e a traseira, cuja linguagem se estende para o interior, criando uma harmonia de estilo que se converte em forte personalidade.

As linhas retas da carroceria definem um caráter marcante, destacando a robustez do design. O capô plano e alongado, a frente imponente e a linha de cintura lateral elevada transmitem a sensação de cabine protegida, enquanto a traseira alta, conectando as lanternas bipartidas, reforça a percepção de porte elevado — uma característica essencial dos SUVs.

A elegância do conjunto óptico dianteiro, com design afilado que integra as luzes diurnas (DRL) aos indicadores de direção, conta com tecnologia LED para os faróis alto e baixo. As luzes de posição e de freio cumprem a função de assinatura luminosa, em LED. Essa assinatura é criada por duas linhas paralelas de largura distintas, percorrendo a parte superior no porta-malas, se unindo à porção instalada na carroceria, formando uma espécie de bumerangue apontado para fora. A iluminação de pisca também fica nessa parte da lanterna.

O design da cabine segue o mesmo conceito da carroceria, valorizando linhas retas e elementos que destacam a horizontalidade. O painel de instrumentos TFT de 7”, as molduras das maçanetas, os difusores de ar e o contorno do painel central abaixo da central multimídia touchscreen de 10” são os principais pontos criados a partir de linhas retas.

Materiais suaves ao toque e um elevado padrão de acabamento conferem ao WR-V um nível de requinte presente em ambas as versões, EX e EXL. Os bancos com sistema de estabilização corporal foram projetados para oferecer excelente apoio, assegurando que até mesmo longas viagens sejam cumpridas com total conforto.

O conforto interno é amplificado pela generosa volumetria da cabine, cuja largura, altura do teto e generosa distância entre-eixos assegura espaço ímpar no segmento. O porta-malas, com 458 litros com bancos em posição normal de uso, pode chegar a 1.466 litros com o rebatimento dos encostos. O WR-V chega com a melhor relação do segmento entre volume do porta-malas e distância entre-eixos, que é o principal balizador de espaço interno na cabine.

Powertrain consagrado

Em ambas as versões, o Honda WR-V é equipado com o motor quatro-cilindros em linha aspirado de 1.5 litro 16V DI DOHC i-VTEC – Intelligent Variable Valve Timing and Lift Electronic Control. O sistema i-VTEC permite a variação da amplitude e da duração da abertura das válvulas de admissão, otimizando o desempenho em diferentes regimes de rotação. Há ainda o VTC (de variable timing control), sistema operado hidraulicamente que controla a sincronização (avanço ou retardo) do comando de admissão. Atuando juntos, I-VTEC e VTC priorizam consumo e emissões em baixas rotações e o desempenho em giros elevados, otimizando assim o funcionamento do motor em toda sua faixa útil de rotação.

Com cabeçote, bloco e cárter de alumínio, o motor do WR-V se destaca pela alta eficiência em termos de economia de combustível, que pode ser etanol ou gasolina com gerenciamento do sistema flex. Dotado de injeção direta de combustível, o motor 1.5 DI i-VTEC tem potência máxima de 126 cv a 6.200 rpm, tanto com etanol como gasolina. O torque máximo é de 15,8 kgf.m a 4.600 rpm (etanol) e 15,5 kgf.m a 4.600 rpm (gasolina). De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o Honda WR-V tem consumo urbano/rodoviário de 8,2/8,9 km/l (com etanol) e, respectivamente, de 12,0 e 12,8 km/l (com gasolina).

A transmissão CVT – Continuously Variable Transmission – que equipa o Honda WR-V é reconhecida pelas suas características de durabilidade e eficiência. É possível utilizá-la tanto em modo plenamente automático como, conforme a preferência ou conveniência, usar os paddle shifts situados no volante, pelos quais é possível selecionar sete marchas. Quando o acelerador é levado ao fundo (kick-down), a função Step Shift é ativada, fazendo com que a central de gerenciamento eletrônico do câmbio CVT opere as trocas de marchas, entregando ao piloto uma sensação de maior esportividade. Há ainda o sistema EDDB, de Early Down-Shift During Braking. Em um trecho de descida de serra, por exemplo, é normal que, com o câmbio em drive, a velocidade vá aumentando por conta da inclinação. Quando o EDDB detecta que o motorista está freando para conter esse ganho de velocidade por conta da inclinação, o CVT assume uma relação que resulta em uma aplicação de freio-motor, aumentando a segurança sem afetar o consumo de combustível.

O WR-V utiliza uma carroceria inédita, projetada com elevada rigidez estrutural, o que resulta em dirigibilidade superior. A alta estabilidade decorre da resistência à deformação nas áreas de ancoragem da suspensão. A proteção aos ocupantes também é beneficiada em função da rigidez estrutural. Na área aberta da carroceria que recebe a tampa do porta-malas, por exemplo, a estrutura tem a função de direcionar a energia de um eventual impacto na traseira para zonas de absorção, protegendo os passageiros acomodados no banco traseiro.

Outro destaque é o desempenho no quesito NVH (Noise, Vibration and Harshness), que visa a redução de ruídos, vibrações e asperezas. Pontos estratégicos da carroceria recebem materiais isolantes e vedantes, enquanto o conjunto motor-transmissão incorpora elementos que minimizam vibrações e ruídos, elevando o padrão de conforto a um nível de referência no segmento.

As suspensões — dianteira MacPherson e traseira por eixo de torção — foram cuidadosamente ajustadas para atender às condições de uso no Brasil, equilibrando conforto e estabilidade. O vão livre elevado, de 223 mm, e a distância entre-eixos de 2.650 mm garantem tranquilidade ao trafegar por vias irregulares e excelente estabilidade direcional. O sistema de direção EPS (Electric Power Steering), com diâmetro de giro reduzido de 10,4 m e alta precisão de resposta, contribui decisivamente para a excelente experiência ao volante do Honda WR-V 2026.

Segurança e conectividade

O Honda WR-V segue o padrão de todos os automóveis da marca, colocando a segurança ativa e passiva como absoluta prioridade. Para tal, ambas as versões do
WR-V 2026 têm como equipamento de série o Honda SENSING, um completo sistema de tecnologias de segurança e assistência ao motorista baseado nas imagens captadas por uma câmera de longo alcance e de visão grande angular (cerca de 100º) instalada no topo do para-brisa. O Honda SENSING tem as seguintes funções:

  • ACC – Controle de cruzeiro adaptativo: permite manter distância segura em relação ao veículo à frente;
  • CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão: frenagem ao detectar eventual colisão frontal. Identifica pedestres e veículos (inclusive bicicletas e motocicletas);
  • LKAS – Sistema de assistência de permanência em faixa: Ajusta a direção para permanência do veículo centralizado nas faixas de rodagem;
  • RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista: Ajusta a direção ao detectar eventual saída de pista;
  • AHB – Ajuste automático de farol: Comutação automática dos fachos baixo e alto dos faróis.

Além do Honda SENSING em todas as versões, o WR-V ainda dispõe dos seguintes dispositivos de segurança:

  • seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina),
  • assistente de estabilidade e tração (VSA),
  • assistente de partida em rampa (HSA),
  • acionamento de luzes de emergência em frenagens severas (ESS),
  • Isofix e Top Tether (fixação de assentos infantis),
  • câmera de ré multivisão
  • sensores de estacionamento.

Além do painel com tela TFT de 7” HD colorida, que oferece informações completas ao motorista, e da avançada central multimídia touchscreen de 10” com sistema de infotenimento de última geração, o Honda WR-V 2026 na versão EXL conta com o myHonda Connect — um aplicativo desenvolvido para proporcionar maior comodidade por meio de serviços que elevam a segurança e a qualidade de vida do condutor e dos demais ocupantes.

Entre as funcionalidades do myHonda Connect, destacam-se: consulta ao status do veículo, acionamento remoto do motor e do ar-condicionado, localização do carro com suporte de mapa, recebimento de alertas, agendamento de revisões, entre muitas outras possibilidades que tornam a experiência a bordo ainda mais completa e conectada.

Equipamentos, cores e preços

 O Honda WR-V oferece uma completa lista de equipamentos de segurança, conforto e conveniência em ambas as versões.

 Honda WR-V EX: faróis Full LED, botão de partida (Start/Stop Engine), rodas de liga leve aro 17”, ar-condicionado digital com ajuste automático de temperatura na dianteira e dupla saída na traseira, espelhos retrovisores rebatíveis eletricamente, Smart Entry, central multimídia 10” touchscreen com Android Auto e Apple Car Play sem-fio, painel digital TFT de alta resolução de 7”, banco traseiro bipartido 60/40, seis airbags, Honda SENSING, antena tipo tubarão, câmera de ré multivisão, sensores de estacionamento traseiros.

HONDA WR-V EXL: os equipamentos acima mais: barras longitudinais no teto, faróis de neblina em LED, bancos e volante revestidos em couro, carregador por indução, apoio de braço central com porta-copos no banco traseiro.

As cores disponíveis para o Honda WR-V 2026 são: Branco Tafetá (sólida), Prata Platinum, Azul Cósmico e Cinza Basalto (metálicas), Branco Topázio, Preto Cristal e Azul Aurora (perolizadas).

Garantia

O WR-V estreia uma grande novidade Honda: a Garantia Total de 6 anos, sem limite de quilometragem nem itens excluídos de cobertura – a não ser, obviamente, aqueles de desgaste natural. É o maior prazo de Garantia Total do segmento, ampliando ainda mais a força do WR-V, que chega respaldado pelo já altíssimo nível de confiança do consumidor na Honda quando se trata de temas relacionados ao pós-venda.

Preços

Com preços de R$ 144.900 e R$ 149.900, os WR-V EX e EXL chegam, respectivamente, extremamente competitivos, prometendo uma revolução dentro do segmento de SUVs compactos de entrada.

A pré-venda do Honda WR-V terá início em 17 de outubro – em 12 de novembro, começam as vendas regulares. Na pré-venda, o consumidor terá condições especiais de seguro e consórcio pelo Banco Honda. Para os consumidores que realizarem o test drive, serão sorteados brindes de itens da Honda Collection e vouchers de viagem no valor de R$ 50.000.