Carro

Honeywell terá operação conjunta entre divisões automotiva e aeroespacial

A Honeywell – que tem uma unidade em Guarulhos – anunciou que as divisões Aeroespace e Sistemas de Transportes passarão a atuar conjuntamente em todo o mundo, envolvendo as atividades de engenharia e de avançada tecnologia com o objetivo de abrir novas oportunidades de negócios, crescerem de forma bem-sucedida e contribuir com a indústria automobilística, que dependerá cada vez mais da turboalimentação para dar aos motores dos veículos padrões ideais de preservação ambiental.
 
Questionada sobre os benefícios que a ação poderá trazer para as operações no Brasil, sobretudo na unidade de Guarulhos, a assessoria da Honeywell respondeu que “as atividades entre as divisões Aerospace e Transportes vão proporcionar a transferência de tecnologias aeroespaciais para o desenvolvimento de turbos mais avançados, tirando benefícios para os automóveis e, no caso específico do Brasil, deverá permitir um avanço mais acentuado porque os motores dos próximos anos irão receber turbos para o processo de downsizing provocado pelo programa Inovar-Auto”. 
 
Ainda segundo a empresa, “esses benefícios deverão ser em matérias-primas sofisticadas, aerodinâmica de peças e componentes que irão facilitar o fluxo de gases no interior do turbo, óleos mais finos sem comprometer a lubrificação que irão contribuir para os altos regimes de rotação dos rotores dos turbos, que chegam a 180.000 rpm com elevados níveis de temperatura. Como os produtos aeroespaciais utilizam tecnologias muito avançadas essas tecnologias poderão ser aproveitadas nos componentes destinados à indústria automobilística”.
 
De acordo com Tim Mahoney, presidente e CEO da Honeywell Aerospace, o trabalho conjunto das duas divisões representa o início de uma nova era para a corporação, por intermédio de maior sinergia entre as duas divisões e a transmissão de tecnologias aeroespaciais para os motores dos veículos. O executivo mencionou a longa história da empresa, desde que os engenheiros da Honeywell Aerospace decidiram participar com a Caterpillar no desenvolvimento do primeiro turboalimentador para motor de trator, em 1955. Mahoney salientou que o mercado tem crescido amplamente nas últimas seis décadas e que, atualmente, cerca de 1/3 de todos os veículos produzidos do mundo usam motores turboalimentados. E que a Honeywell se mantém como líder global de negócios em turbos.
 
Terrence Hahn, presidente e CEO da Honeywell Transportation Systems, prevê que o trabalho conjunto com a divisão Aerospace proporcionará benefícios para o futuro da turboalimentação de motores, especialmente em termos de materiais resistentes a altas temperaturas e recursos de aerodinâmica para atender ao mercado em economia de combustível, redução de emissões e, ao mesmo tempo, com crescente nível de performance e dirigibilidade para os veículos
 

Tags
Posso ajudar?