Apesar da implantação do Centro de Combate ao Coronavírus, no bairro do Cecap, usuários da rede privada da saúde continuam procurando os hospitais particulares de Guarulhos com o objetivo de realizar os exames que diagnosticam a doença. No entanto, os poucos testes existentes são aplicados seguindo recomendações de órgãos oficiais, privilegiando pacientes que realmente necessitam de rápido retorno da medicina.
O GuarulhosWeb procurou os hospitais particulares da cidade e questionou os critérios utilizados para realização dos exames que testam para Covid-19. O Hospital Bom Clima informou que aplica o teste de acordo com pedido e autorização dos próprios médicos. O Carlos Chagas, por sua vez, informou à reportagem que faz o exame em pacientes internados em estado grave ou crítico e em profissionais da saúde que apresentam sintomas da doença, mesma postura adotada pelo Stela Maris, conforme orientação dos órgãos oficiais.
Proprietária de duas unidades no município, a Unimed também segue o protocolo do Ministério da Saúde no Complexo Oito de Dezembro e ressaltou que, “tão importante quanto detectar o covid-19 é prevenir, então, seguir à risca a recomendação do isolamento social, de higienização das mãos, de etiqueta respiratória e de adesão às máscaras caseiras é fundamental”.
Por fim, o Hospital e Maternidade Guarulhos, que pertence ao grupo Notredame Intermédica também prioriza pacientes que apresentem quadro clínico grave ou necessitem de internação. “Ao adotar essa prática, o GNDI está de acordo com a racionalização de recursos para os casos, aconselhados pelo Ministério da Saúde e a ANS (Agência Nacional da Saúde)”.