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Hospitais particulares e de convênios têm filas de espera de várias horas em Guarulhos

Nos últimos meses, pacientes de diversos hospitais particulares em Guarulhos têm registrado longas e exaustivas esperas por atendimento médico, gerando revolta e preocupação entre seus conveniados. Denúncias enviadas ao GWeb apontam que estabelecimentos como Unimed, Hospital Bom Clima (HBC) e Carlos Chagas estão enfrentando filas que, em muitos dias, ultrapassam o tempo médio de espera do SUS.

Segundo relatos de pacientes, os registros em alguns casos chegam a impressionantes seis horas de espera no HBC, uma das principais redes de saúde privada na região. Situação que tem gerado transtornos para aqueles que buscam assistência médica imediata.

“Estou aqui com meu esposo, hoje, 26/03, esperando há mais de 6 horas para atendimento com clínico, na emergência. Consulta particular, que cobram R$ 800,00 a vista e estamos esperando há mais de 6 horas pra atender. Absurdo, descaso, falta de respeito. Péssimo atendimento”, disse uma paciente, através do ReclameAqui.

Em nota, a rede disse que a demora se deu em razão da alta nos casos de dengue em SP. “Informamos que com o surto de Dengue em que varias cidades do estado de São Paulo, incluindo Guarulhos o movimento aumentou em todos os hospitais da cidade, pedimos desculpas pelo transtorno. Estamos trabalhando incansavelmente para o melhor atendimento aos nossos clientes”.

A Unimed também não está imune a esse problema, registrando filas que também superam as seis horas de espera, segundo relatos. Pacientes tem expressado frustração diante da situação, alegando que a demora pode colocar em risco a saúde daqueles que necessitam de cuidados urgentes.

Além das denúncias enviadas diretamente ao WhatsApp do portal, o GWeb também apurou outras situações no ReclameAqui, como a de Anderson, descrita abaixo.

“Venho por meio desta demonstrar minha total indignação com o tempo de atendimento do hospital Unimed Guarulhos. Nesta presente data, 3 de março de 2024, estou no hospital desde as 11:18h; já são 16:05h e até agora não fui atendido por nenhum médico. Sinceramente, o serviço está pior que o SUS, e olha que não é barato um plano de saúde para não ser atendido da forma que deveria. Cobrar do cliente é fácil, agora atender da forma correta já é outra coisa. Parabéns, Unimed guarulhos, pela palhaçada no seu atendimento. Onde já se viu esperar quase 6 horas para ser atendido?”, disse o conveniado.

Em resposta a Anderson, a Unimed afirmou que lamenta a percepção em relação ao atendimento prestado. “Iniciaremos a apuração dos fatos e lhe retornaremos em breve em seu e-mail pessoal com o parecer detalhado”, disse a nota.

Além disso, relatos similares chegam de outras instituições de saúde particulares da cidade, como o Hospital Carlos Chagas. A demora no atendimento tem sido motivo de preocupação entre os moradores, levando muitos que possuem convênios a buscarem alternativas para obterem cuidados médicos, como o deslocamento para hospitais públicos municipais e estaduais, além de UPAs e PAs guarulhenses que, em muitos casos, registram filas com menor tempo de espera.

“Cheguei ao PS do Carlos Chagas às 10h15 para passar em consulta, pois estou com sintomas de gripe e muitas dores nas pernas, o tempo de atendimento estava sendo informado de 1h42. No entanto, já se passaram 2h30 e até o momento não fui atendida. Fui questionar e me informaram que não é por ordem de senha e que ainda teriam 10 pessoas na minha frente. Informaram também que é por conta da gravidade do problema. Se a enfermeira só faz a triagem, como ela sabe como estou me sentindo ? Como podem sair colocando pessoas na nossa frente sem ao menos saber o grau da dor que estamos sentindo? Estou há 2 noites sem dormir com dores”, disse uma conveniada através do ReclameAqui.

“A pessoa tem que chegar morrendo para ser atendida dentro do tempo estimado? Muita falta de respeito por parte do PS”, completou.

Em resposta, o Hospital Carlos Chagas afirmou que solicitou a área responsável a identificação da causa e plano de ação para melhorias.

Um especialista entrevistado pelo GWeb, que preferiu não se identificar, disse que o problema têm sido recorrente e que os convênios parecem não estar preparados para lidar com crises de saúde pública como a da dengue, que está em alta desde o início do ano.

“A situação levanta questionamentos sobre a capacidade dessas instituições em lidar com a demanda crescente por serviços de saúde na região e a necessidade de medidas urgentes para solucionar esse problema”.

Diversas denúncias foram recebidas ao longo do meses de fevereiro e março, demonstrando a insatisfação generalizada dos pacientes com a demora no atendimento nos hospitais particulares de Guarulhos. Pelo menos cinco munícipes afirmaram ao GWeb que recorreram ao SUS para receber atendimento médico, mesmo com o plano de saúde em vigor.

O portal segue aberto para demais manifestações dos hospitais citados na reportagem.

Foto: HBC Saúde / Divulgação

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