Saúde

Hospitais públicos registram 106 atendimentos diários por AVC

Embora doença atinja idosos, sintomas começam a se manifestar cada vez mais cedo

Um levantamento realizado pela Secretaria Estadual de Saúde aponta que cerca de 106 pessoas são internadas diariamente nos hospitais públicos com quadros de AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou AVE (Acidente Vascular Encefálico). Somente em 2010, foram 39,1 mil internações com a doença, número que supera os 36,1 mil do ano anterior.

Os dados indicam ainda que pacientes com mais de 70 anos são o grupo de maior risco de desenvolverem o problema, sendo responsáveis por 15,9 mil internações no ano passado. Logo em seguida, vem a faixa entre 50 e 59 anos, e em seguida as pessoas de 30 a 49 anos, com 5,5 mil ocorrências. Segundo especialistas, as principais causas dos derrames são pressão alta, diabetes, altos níveis de colesterol, tabagismo, obesidade, sedentarismo e estresse.

Causas e sintomas – Ainda segundo os médicos, as pessoas estão manifestando o problema cada vez mais cedo, principalmente devido ao estilo de vida atual. As recomendações para evitar o problema são para que se mantenha um estilo de vida saudável, aliando atividades físicas com alimentação saudável. Deve-se atento aos sinais da doença, que acontecem no momento do derrame: boca torta para um lado, pernas dormentes ou pesadas e dificuldade para falar.

 

 

Posso ajudar?