Jorge Katosi Nonaka, 57 anos, não vai se esquecer do dia 25 de setembro de 2012. Sem nunca ter apresentado hipertensão ou problemas cardíacos, nesta data passou a sentir fortes dores no peito. Ele estava no centro de Guarulhos e seguiu sozinho, dirigindo seu carro até o Hospital Carlos Chagas, em Guarulhos. Ao dar entrada no hospital passou por uma tomografia computadorizada que diagnosticou uma dissecção da artéria aorta (principal e maior artéria do organismo e que é responsável pelo fornecimento de sangue para todos os órgãos do tórax, abdome, pelve e membros inferiores).
O homem passou por um procedimento considerado delicado e se tornou um verdadeiro sucesso no Hospital Carlos Chagas. O tratamento endovascular da dissecção aórtica, que consiste na colocação de uma estrutura metálica revestida por tecido, chamada de endoprótese, no tórax, por meio das artérias das pernas, sem a necessidade da cirurgia convencional, foi realizado pela equipe composta pelos doutores Fabrício Tinoco, da Cirurgia Cardíaca; Aline Cristine Barbosa Santos e Airton Mota Moreira, da Radiologia Intervencionista.
De acordo com a Dra. Aline Cristine, por meio de um pequeno corte na virilha, foram introduzidos cateteres para o estudo angiográfico da aorta e avaliação adequada do local de implante da endoprótese. A inserção da endoprótese durante o procedimento foi guiada por imagens de raios X até o local da dissecção e a endoprótese foi liberada recobrindo o local de ruptura da artéria (dissecção da aorta).
A cirurgia durou aproximadamente três horas, e serviu para revestir parte do segmento doente da aorta com a endoprótese, de forma a impedir a progressão da doença e revascularizar os ramos viscerais comprometidos.
Agora, o Sr. Jorge retoma a vida normal, com retorno ao trabalho de forma gradativa. A médica explica que os pacientes que vivem tal situação necessitam de controle rígido da pressão arterial e realização de exames de imagem periódicos, para prevenir complicações futuras.
Na opinião do Sr Jorge, a partir de agora é recomeçar a vida tomando os cuidados necessários , mas continuar com garra e determinação. A força de vontade em seguir em frente fez deste homem um vencedor. Por outro lado, ele contou com uma equipe experiente e zelosa. Esta união tornou esta história mais que um caso clínico, mas uma verdadeira declaração de amor à vida.