Internacional Saúde

Hospital da Criança cria Fábrica do Conhecimento para elevar qualificação dos funcionários

O Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA), em Guarulhos (SP), administrado pelo IDGT, apresentou na quarta-feira, 30 de junho, o programa “Fábrica do Conhecimento”. A nova ferramenta de melhoria contínua foi criada em junho de 2021 por Adriano Leite Alves, técnico de segurança do trabalho da unidade. Seu objetivo é compartilhar o conhecimento dos colaboradores, enriquecendo a instituição e melhorando os serviços prestados. A iniciativa conta com o apoio do Programa Afeto, do IDGT.

Haverá um cronograma mensal e as palestras que acontecerão as quartas-feiras. A primeira será ministrada amanhã, 7 de julho, às 9 horas, pelo controlador de acesso Carlos Eduardo Pereira dos Santos, profissional da X-Treme, empresa que presta serviços ao HMCA. O tema será “Controle de acesso ao hospital”.

Junto com a coordenação da Fábrica do Conhecimento, os gestores de cada setor definirão os assuntos das palestras. O SESMT e a Educação Continuada auxiliarão na confecção do material e no conteúdo da apresentação. A Comunicação fará a divulgação.

O programa utilizará o PDCA (Plan, Do, Check e Act = Planejar, Fazer, Verificar e Agir), ferramenta empregada na gestão da qualidade dos processos, onde o foco é a solução de problemas. “Como ensinamos nos treinamentos de reanimação cardiopulmonar padrão (RCP), ver, ouvir e sentir as bases são os segredos de uma organização para identificar as oportunidades de melhoria. Vamos fazer uma espécie de garimpo de conhecimento para aprimorar e qualificar cada vez mais todos nossos profissionais”, disse Leite Alves.