Cidades

Hospital da Criança e Adolescente ganha nova ala de ambulatórios

O Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA) ganhou nesta segunda-feira (1º) uma nova ala de ambulatórios. Com cinco consultórios médicos, sala de enfermagem e setor para agendamentos, o  espaço possibilitará aumentar em cerca de 20% o total de 2.900 consultas ambulatoriais realizadas por mês atualmente, uma vez que passa a funcionar com horário ampliado, das 7 às 18 horas.
 
Inaugurado pelo prefeito Sebastião Almeida e pelo seu vice, o secretário de Saúde Carlos Derman, a nova ala conta com cerca de 140 metros quadrados de área construída e tem entrada pela rua Otávio Forghieri nº 46 (Centro). O ambulatório foi batizado com o nome de Sophia Oliveira Praxedes, em homenagem à menina que passou os seus dois anos de vida internada no hospital.
 
“Minha filha teve qualidade de vida nesses dois anos de sua existência neste mundo porque vocês possibilitaram isso. Sou muito grata pelo carinho e dedicação que recebi de todos os funcionários, desde o faxineiro até os profissionais de mais alto escalão”, discursou a mãe da criança, Simone de Oliveira Praxedes.
 
Especialidades
 
O local oferecerá atendimento em 20 especialidades: gastroenterologia pediátrica, cirurgia labiopalatal, bucomaxilo facial, hematologia, cardiologia, otorrinolaringologia, endocrinologia, nefrologia, neurologia, cirurgia pediátrica, nutrologia, alergologia e imunologia, ginecologia, genética, cirurgia de cabeça e pescoço, ginecologia do adolescente, pediatria, anestesiologia, nutrição e fonoaudiologia.
 
“Antes, o atendimento ambulatorial era feito em consultórios espalhados dentro do hospital. Agora, concentraremos tudo em um único local, o que também vai melhorar o fluxo interno e garantir maior segurança aos usuários”, destacou a diretora do HMCA, Maria Luíza Ferreira de Souza Vieira da Cunha. 
 
Segundo a diretora, outras cinco especialidades que necessitam de apoio de equipamentos específicos permanecem com atendimento dentro do hospital: ortopedia geral, ortopedia pé torto congênito, ultrassonografia pediátrica, exame de nasofibroscopia e eletroencefalografia. “Esse hospital tem importância enorme não só para Guarulhos, mas para toda a região do entorno e o diferencial dele é a dedicação e o carinho de seus funcionários”, destacou o secretário de Saúde.
 
Da mesma forma, o prefeito Almeida lembrou que a diferença do serviço público está no bom atendimento à população. “Por mais que a gente faça, sempre tem muito por fazer na Saúde, mas a história desse hospital é escrita dia a dia por toda a equipe. Infelizmente, a Sophia não ficou com a gente, mas vai ficar nesse espaço para sempre”, ressaltou.
 

Posso ajudar?