Artigos

Hotel-fazenda é lazer e qualidade de vida

Domingo, dia 11, o Sindicato inaugurou o hotel-fazenda da categoria. Localizado em Vargem, numa área de 32 alqueires, o hotel será um local bonito, tranquilo e seguro para a família metalúrgica, a apenas 90 quilômetros de Guarulhos e trajeto totalmente asfaltado.


O hotel vem se somar a outros dois importantes centros de lazer do Sindicato, que são o Clube de Campo, no Parque Primavera, em Guarulhos, e a Colônia de Férias em Caraguatatuba. Com isso, nosso Sindicato passa a dispor de um dos mais completos complexos de lazer do sindicalismo brasileiro.


Vale ressaltar que tudo isso foi construído, ampliado e mantido com recursos exclusivos da categoria. Não há, nesse complexo todo, um único centavo que não tenha origem nos cofres do Sindicato.


Isso mostra a importância de haver Sindicatos fortes, estruturados e financeiramente sólidos, porque sem recursos não há como fazer sindicalismo e oferecer benefícios.


Qualidade de vida – Uma das metas do nosso Sindicato é a qualidade de vida dos trabalhadores. E fazemos isso de várias formas. A principal delas é buscando garantir de trabalho decente, ou seja, trabalho digno e salário justo. O Sindicato também atua nos bairros, apoiando os moradores por melhorias urbanas. Afinal, é nos bairros que vive a classe trabalhadora.


Outra forma de se garantir qualidade de vida é com investimento direto no lazer, como o Sindicato vem fazendo. Os trabalhadores reivindicam esse tipo de investimento e sabem reconhecer o que é feito. No domingo, ao circular pelo hotel-fazenda, eu e os demais diretores do Sindicato recebemos muitas manifestações de agradecimento dos associados e familiares.


Região – Infelizmente, a Grande São Paulo cresceu de forma desordenada, com milhões de pessoas empurradas para as periferias sem infraestrutura. Com Guarulhos aconteceu o mesmo: somos a maior cidade da Região Metropolitana, depois de São Paulo, e aqui a qualidade de vida está longe de ser direito de todos.


Na verdade, nossa cidade nunca foi prioridade nos projetos de desenvolvimento. Tanto é que não temos trem ou metrô, o acesso viário à cidade é precário e ficamos fora da rota dos grandes investimentos públicos. E, embora o perfil de Guarulhos tenha começado a mudar nos últimos anos, o fato é que ainda falta muito (ou quase tudo) para chegarmos a um patamar onde a qualidade de vida seja um direito.


O Sindicato não pode tudo. Mas aquilo que é possível nós fazemos. Tenho certeza de que o hotel-fazenda que inauguramos domingo é um investimento que melhora a vida dos atuais metalúrgicos e será ainda mais apreciado pelas gerações futuras.


 


José Pereira dos Santos


Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região


[email protected]

Posso ajudar?