Apesar de não ter comportamento de um esportivo, o Hyundai Creta Sport – que tem um visual mais descolado que as versões mais sóbrias – apresenta-se como ótima opção entre os SUVs médios. Equipado com motor 2.0 flex de 166 cavalos e câmbio automático de seis velocidades, o modelo avaliado durante uma semana pelo GuarulhosWeb apresenta um bom número de equipamentos de série, que valorizam o custo-benefício, já que é comercializado por volta dos R$ 95 mil, valor menor que a versão mais requintada do modelo, o Prestigie. Há Creta mais barato, a partir de R$ 75 mil, porém com motor 1.6.
Nunca é demais lembrar que o Creta, o SUV mais vendido do mercado brasileiro em 2018, encontra concorrentes dentro da própria Hyundai, que tem o Tucson (bem mais caro) e o ix35 neste segmento. A versão Sport se diferencia das demais no visual, ao oferecer peças escurecidas, que passam um “que” de mais moderno. Assim são a grade dianteira, as barras de teto, os retrovisores e os para-choques dianteiro e traseiros. Um grande spoiler traseiro reforça o apelo esportivo do carro. As rodas de liga-leve de 17 polegadas são diamantadas e os faróis com luzes de LED têm máscara escurecida. Por dentro, os passageiros encontram detalhes em preto fosco, além de bancos de couro que se destacam.
Para o uso no dia a dia, o motor 2.0 do Creta até que sobra. Mas acaba sendo um pouco gastão demais, mas nada que o desabone, já que oferece ótimo espaço interno e no porta-malas. Ideal para quem entrou na onda dos utilitários esportivos, que gostam de ver o trânsito de cima, numa posição de maior visibilidade, além de enfrentar com mais facilidade as imperfeições e buracos das nossas grandes cidades. Os 166 cv e 20,5 kgfm garantem bom fôlego em saídas de semáforos, para retomadas ou subidas. O câmbio automático tem seis velocidades com trocas suaves e rápidas cumprem satisfatoriamente sua função, sem trancos ou roncos fora de hora. Na estrada, o desempenho também agrada.
Suspensão bem macia garante o conforto para os passageiros. No banco traseiro, dois se acomodam com espaço de sobra. Um terceiro também consegue se encaixar sem maiores apertos. Para o motorista, a direção elétrica facilita muito, principalmente nas manobras mais apertadas, já que o SUV tem 4,27 metros de comprimento. No porta-malas, 431 litros de espaço para levar a bagagem da família toda.
Entre os itens de série do Creta Sport estão direção elétrica, ar-condicionado automático e digital com saídas para o banco de trás, vidros elétricos automáticos, retrovisores com ajustes elétricos e repetidores, computador de bordo, controle de velocidade de cruzeiro e volante multifuncional revestido de couro. Há, ainda, sensor crepuscular, câmera de ré e controles de tração e estabilidade.
A tela multimídia sensível ao toque tem sete polegadas. Ali acesso fácil à rádio, leitor de MP3, Bluetooth, entradas USB e auxiliar, além de Android Auto e Apple CarPlay. É daqueles que dá para colocar o Waze ou Google Maps e ter mais segurança no acesso às informações durante a condução.