Atendendo a uma denúncia, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu 10 raposas-voadoras (Pteropus sp), já mortas, e 10 cabeças de serpente no Terminal do Aeroporto Internacional de Guarulhos. A ação ocorreu no Setor de Desembarque Internacional, envolvendo um passageiro nigeriano de 47 anos, proveniente de um voo vindo de Adis Abeba, na Etiópia.
Segundo apurou o GWeb, a equipe do Ibama constatou que o passageiro transportava os animais secos em sua bagagem de mão, sem apresentar qualquer documentação que comprovasse a origem ou autorizasse o transporte. O nigeriano declarou que os animais haviam sido capturados nas florestas da Nigéria. Ele foi multado no valor de R$ 56 mil por importar espécies animais silvestres sem autorização ou licença outorgada.
Espécie em extinção
O gênero Pteropus é uma espécie presente no continente africano e listada na Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites), que regula o comércio internacional de espécies ameaçadas. O Ibama baseou a apreensão no artigo 25 do Decreto nº 6.514, de 22 de julho de 2008, que dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente.
De acordo com o Ibama, essa ação reforça o compromisso do Instituto com a proteção da fauna silvestre e o combate ao tráfico de animais, respeitando convenções internacionais e prevenindo a introdução de espécies exóticas e potenciais riscos à saúde pública e ao meio ambiente do país. Após a apreensão, a equipe do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) lidou com o material em conformidade com os protocolos sanitários.