Economia

Ibovespa apresenta instabilidade após abertura

A volatilidade dá o tom aos negócios domésticos na manhã desta quinta-feira, 5. A Bovespa começou o pregão em alta, mas mudou de direção em seguida. O dólar ronda a estabilidade, sem conseguir firmar direção única ante o real. As ações da Petrobras viraram e passaram a cair, apesar da alta dos preços do petróleo, enquanto as da Vale perdiam mais de 1%, influenciadas pelo recuo de 1,2% do minério de ferro no mercado à vista chinês.

Às 10h27, o Ibovespa caía 0,15%, a 47.640,26 pontos. Os papéis da Petrobras recuavam 0,74% (PN) e -0,10% (ON). As ações da Vale cediam 0,85% (PNA) e 1,26% (ON).

O investidor digere nesta manhã a informação de que o Banco Central oficializou o ano de 2017 como prazo para cumprir a meta de inflação, de 4,5%. Até então, desde a decisão do Copom de manter os juros em 14,25% ao ano, a instituição vinha dizendo que o foco da política econômica é o “horizonte relevante para a política monetária”.

“O Banco Central adotará as medidas necessárias para o cumprimento dos objetivos do regime de metas e para trazer a inflação à meta de 4,5% ao ano em 2017”, diz o boletim do BC.

No exterior, o Banco da Inglaterra (BoE) decidiu manter a taxa básica de juros na mínima histórica de 0,5% e o programa de compra de ativos em 375 bilhões de libras após reunião de política monetária nesta quinta-feira, conforme previsto por analistas.

O BC inglês afirmou ainda que é improvável uma redução no estoque de compra de Bônus até que os juros subam a 2%, o que provocou reação imediata da libra, que ampliou perdas ante o dólar. Às 10h20, a libra caía para US$ 1,5271. Antes da divulgação, a libra era negociada a US$ 1,5386. A Bolsa de Londres caía 0,03% no mesmo horário.

Posso ajudar?