Economia

Ibovespa fecha em baixa de 0,56% com cautela e influência de NY

A Bovespa cedeu a uma correção nesta sexta-feira, 5, pré-carnaval e fechou em baixa de 0,56%, aos 40.592,09 pontos. O desempenho da bolsa não chegou a ser considerado ruim pelos profissionais do mercado, uma vez que resistiu à influência das bolsas de Nova York, que chegaram a exibir perdas de até 3% ao longo do dia. Mesmo com a queda, o Ibovespa terminou a semana com valorização acumulada de 0,46%. O volume de negócios no mercado brasileiro somou R$ 4,835 bilhões, num sinal de que a véspera do feriado de carnaval foi de movimentação reduzida.

O dia teve dois eventos de maior influência sobre o mercado como um todo: um deles foi a divulgação do relatório de emprego dos Estados Unidos, o payroll, em torno do qual havia grande expectativa no mundo todo. O relatório revelou que a economia norte-americana criou 151 mil postos de trabalho em janeiro, número inferior à previsão, de 185 mil. O mercado norte-americano de ações respondeu mal aos dados e também a alguns balanços no setor de tecnologia.

O outro destaque foi o resultado do IPCA de janeiro, cuja taxa ficou em 1,27%, acima do teto das previsões do mercado (1,21%) e acendendo uma nova luz amarela sobre a política monetária, com especulações em torno da política de juros do Banco Central.

Os preços do petróleo também exerceram influência sobre os negócios e, com novo dia de instabilidade, contribuíram para levar as ações da Petrobras a perdas de 4,20% (ON) e de 4,02% (PN). Os papéis da Vale operaram no azul na maior parte do dia, beneficiados pela estabilidade dos preços do minério de ferro no dia, mas com valorização significativa no acumulado da semana. Ao final dos negócios, Vale PNA teve alta de 0,52%, embora a ação ordinária tenha perdido 1,06%.

A perda de fôlego da Bovespa começou à tarde, com a aceleração das quedas em Wall Street e a redução da liquidez nos negócios, conforme se aproximava o final do dia. A proximidade do feriado de carnaval, que deixará o mercado brasileiro fechado até o meio-dia de quarta-feira, foi fator de cautela para o investidor, uma vez que os mercados internacionais continuarão operando normalmente.

Posso ajudar?