Estadão

Ibovespa sobe 0,62%, perto dos 129 mil, e termina semana com ganho de 1,04%

Com boa contribuição de Vale (ON +1,67%) e Petrobras (ON +2,19%, PN +1,73%), o Ibovespa acentuou alta na tarde desta sexta, 26, e chegou a retomar a linha dos 129 mil pontos, que não é vista em fechamento desde o último dia 16. Por volta das 14h, o Ibovespa tocou máxima da sessão, então a 129.145,74 pontos, com a notícia de que o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega abriu mão de qualquer cargo na Vale, o que deu impulso às ações da mineradora, até então com desempenho discreto.

Nos últimos dias, a possibilidade de o governo insistir com Mantega para o conselho de administração ou mesmo tentar alçá-lo à presidência executiva trouxe volatilidade à ação de maior peso no Ibovespa – ou seja, cerca de 14,1% do índice.

Ao fim, o índice da B3 mostrava alta mais acomodada, de 0,62%, aos 128.967,32 pontos, e ganho de 1,04% na semana – o primeiro avanço semanal deste começo de 2024, após perdas consecutivas nos três intervalos iniciais do ano, que aproximavam o Ibovespa de 5% de queda no agregado. Com a recuperação parcial nesta quarta semana de janeiro, o Ibovespa limita a perda do mês a 3,89%. O giro financeiro ficou em R$ 17,9 bilhões nesta sexta-feira, em que o índice da B3 saiu de abertura aos 128.195,76 e, na mínima, foi aos 127.868,80 pontos. Na máxima, renovada no fim da tarde, foi um pouco além do efeito Mantega , aos 129.252,15 pontos (+0,85%).

"A Vale se tornou uma corporation, uma empresa de capital pulverizado e com vários sócios. Seria muito difícil o governo interferir, e o Mantega não era um nome bem visto pelo mercado. De qualquer forma, as ações reagiram à tarde, de forma positiva, embora fosse muito difícil para o governo emplacar o Mantega", diz Ramon Coser, especialista da Valor Investimentos.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, negou nesta sexta-feira que elogios feitos a Guido Mantega tenham relação com eventual indicação para o comando da Vale. Silveira afirmou que mantém contato com Mantega, e reforçou que tem grande admiração pela história do ex-ministro. E ressaltou que o governo não tem que indicar nomes e, muito menos, interferir na governança da empresa, reporta de Brasília a jornalista Marlla Sabino, do Broadcast.

A declaração foi dada por Silveira em entrevista a jornalistas no início da tarde – nos últimos dias, circularam relatos na imprensa de que o ministro, a pedido do presidente Lula, teria feito contatos com acionistas de referência para buscar vaga para Mantega na Vale. Ao falar sobre o tema, o ministro negou que o presidente tenha tratado de indicação para a mineradora, e classificou as recentes notícias como injustas. "Foram 48 horas de notícias sérias que comprometem a empresa, de capital aberto", acrescentou.

No quadro mais amplo, desde a manhã, o Ibovespa operou em boa parte da sessão em terreno positivo, reagindo de forma moderada ao principal dado macroeconômico doméstico desta sexta-feira, o IPCA-15 A leitura da prévia da inflação oficial de janeiro foi favorável, embora com nuances qualitativas não tão boas, como o avanço do índice de difusão, métrica que monitora o espalhamento das altas de preços.

"O IPCA-15 – com medição entre 16 de dezembro a 15 de janeiro – teve alta de 0,31%, depois de ter subido 0,40% em dezembro, mostrando desaceleração. E o número veio bem abaixo do esperado", aponta Inácio Alves, analista da Melver, acrescentando que a leitura desta manhã – divulgada antes da hora marcada pelo IBGE, por falha técnica – deu apoio à queda do dólar frente ao real e também dos juros futuros, conferindo sustentação ao Ibovespa nesta última sessão da semana.

"Apesar do número geral mais fraco que o consenso, e trazendo revisão para baixo na projeção do ano, a leitura qualitativa seguiu ruim. Serviços subjacentes acelerou e foi destaque pela terceira leitura seguida. Este grupo está mais alto do que em 2023 e próximo a 2021, quando rodou a 5,5% anualizado", observa Andréa Angelo, estrategista de inflação na Warren Investimentos.

Para além da leitura macro do dia, na B3, além do impulso proporcionado por Vale e Petrobras, as ações de grandes bancos também foram bem na sessão, com destaque para Itaú (PN +1,48%) e Bradesco (ON +0,36%, PN +1,04%). Na ponta do Ibovespa nesta sexta-feira, além de Petrobras ON (+2,19%), apareceram Usiminas (+5,20%), CSN Mineração (+2,40%) e Suzano (+2,04%). Na semana, Vale ON subiu 2,06%, mas ainda cede 9,97% em janeiro. Petrobras ON e PN, por sua vez, avançam na semana (+7,73% e +6,47%, pela ordem) e também no mês (+7,64% e +7,30%).

Na ponta perdedora na sessão, destaque para Gol (-8,07%), CVC (-4,36%) e Localiza (-3,63%). A S&P Global Ratings rebaixou hoje a nota global da Gol Linhas Aéreas, de "CCC-" para "D", após a empresa protocolar pedido de reestruturação pelo Chapter 11 do Código de Falências dos Estados Unidos, aceito nesta sexta-feira. O rating em escala nacional também foi cortado, de "brCCC-" para "D".

As expectativas do mercado financeiro para as ações no curtíssimo prazo mantiveram-se equilibradas no Termômetro Broadcast Bolsa desta sexta-feira. Entre os participantes, as previsões de alta, de queda e de estabilidade para o Ibovespa na próxima semana têm fatia de 33,33%, a exemplo do que já havia sido registrado na pesquisa anterior.

Posso ajudar?