Cidades

Idosos criticam falta de médicos e demora no atendimento em UBS

O problema acontece logo após a edição deste ano da Semana do Idoso, que aconteceu entre os dias 20 a 26 de setembro

Falta de clínicos gerais e demora no atendimento dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS) são hoje as principais reclamações dos idosos que utilizam este serviço público. Dos postos visitados nesta quarta-feira, 6, pelo Guarulhos Hoje, a maioria dos idosos passaram mais de quatro horas para conseguir ter o atendimento. O problema acontece logo após a edição deste ano da Semana do Idoso, que aconteceu entre os dias 20 a 26 de setembro.

"É horrivel! Estou aqui desde as 8h e só agora consegui passar no clínico geral", reclama a dona de casa Luzia Ferreira da Silva, 48 anos, que saiu da UBS do Seródio depois do meio-dia.

A aposentada Maria Leia, 57, estava em busca de remédios para o marido e criticou que, na UBS Jurema, somente um clínico geral está presente. "Além disto, alguns exames que são feitos aqui demoram mais de dois ou três meses para sair", aponta.

Na UBS Seródio também houve críticas da falta do clínico geral e mau atendimento. "Aqui só tem um médico no período da manhã, por isto que demora em atender", afirma a dona de casa Inês Soares, 51, que esperou mais de três horas para ser atendida. Com pressão alta, ela também reclamou também dos funcionários. "Não são todos, mas tem alguns funcionários que são ignorantes, principalmente o médico que me atendeu".

Histórico – Na UBS Haroldo Veloso, o mecânico José Avelar, 53, conta que sofreu com a demora no atendimento seis meses atrás. Ele declara que já ficou esperando mais de quatro horas para ser atendido. No entanto, neste caso, parece haver condições melhores. "Hoje melhorou um pouco, agora não existe tanta demora. No máximo meia hora de atraso".

Segundo a Secretaria da Saúde, o quadro de profissionais da área médica foi ampliada e há a intenção de aumentar ainda mais o efetivo.

A Pasta ainda informa que as UBS Jurema e Seródio contam com um clínico geral cada, além de pediatras e ginecologistas. Já a UBS Haroldo Veloso possui três clínicos, além de profissionais na área de pediatria e ginecologia.

Posso ajudar?