Cidades

Idosos têm novo espaço de atendimento dentro do Cemeg

O atendimento às pessoas com mais de 60 anos na cidade deu um salto de qualidade a partir desta segunda-feira (10), ao receber as novas instalações do Centro de Referência do Idoso (Ceresi).

A unidade vai continuar funcionando dentro do Centro de Especialidades Médicas de Guarulhos (Cemeg), mas, a partir de agora, em ambiente moderno com 400 metros quadrados de área construída, destinado especificamente para esse serviço e separado dos demais.

O novo espaço foi entregue nesta segunda-feira pelo prefeito Sebastião Almeida, por seu vice Carlos Derman e pela secretária de Saúde Teresa Pinho.

Os pacientes contarão com três consultórios médicos, amplo ambiente para atividades em grupo, três salas para atendimento multidisciplinar (nutricionista, psicólogos e terapeuta ocupacional), setores de enfermagem e administrativo. Na área externa do prédio ainda será construído um jardim e implantada uma academia de saúde especificamente projetada para as pessoas idosas.

Além de acompanhar cerca de 1.500 idosos no serviço ambulatorial, o Ceresi ainda atende aproximadamente 170 pacientes em domicílio, ou seja, pessoas com dificuldade de locomoção e restritas ao leito. A unidade conta com quatro geriatras, um fonoaudiólogo, dois terapeutas ocupacionais, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem, dois assistentes sociais, um fisioterapeuta, um educador físico e dois nutricionistas.

Nova farmácia do Cemeg
Com 400 metros quadrados de área construída, moderna recepção, sistema de senha eletrônica e completa infraestrutura capaz de acomodar 100 pessoas sentadas, a nova farmácia do Cemeg começou a funcionar em outubro passado, das 7 às 19 horas. Além de garantir maior conforto e agilidade na entrega de medicamentos, a unidade vai dobrar sua capacidade de atendimento, podendo receber até cinco mil usuários por dia.

Em dias normais, o tempo máximo para a retirada de medicamentos no novo espaço é de 20 minutos. Construída na área onde funcionava o arquivo morto da unidade, a farmácia agora conta com entrada independente, o que contribui para melhorar o fluxo de pessoas dentro do Cemeg. Este novo acesso também está facilitando a vida dos pacientes de fisioterapia, que antes precisavam percorrer um longo caminho para poder chegar até o setor onde funciona a especialidade.

O atendimento, pelo sistema de senha eletrônica semelhante ao da Rede Fácil, prioriza as pessoas idosas, gestantes e aquelas com dificuldade de locomoção. Outro benefício que já está à disposição dos usuários é o serviço de assistência farmacêutica, que conta com farmacêuticos especialmente treinados para orientar os pacientes que têm dificuldade para organizar a administração dos medicamentos em casa, bem como seu armazenamento.

A unidade conta com 16 práticos em farmácia, três farmacêuticos e dois almoxarifes. Além disso, a farmácia do Cemeg ganhou um amplo almoxarifado anexo, espaço que permite uma melhor organização de remédios e insumos, bem como facilita o serviço de entrega dos itens, uma vez que os fornecedores agora podem parar no estacionamento, de onde têm acesso direto para escoar as mercadorias.

 

Posso ajudar?