Os veículos elétricos (VE) chineses mantiveram uma forte presença na Alemanha na primeira parte do ano, apesar de um declínio nas importações totais de veículos elétricos para o país. Um dos elementos para a queda nas importações totais são as tarifas da União Europeia ameaçando interromper o fluxo de veículos vindos da China.
De janeiro a abril, os carros totalmente elétricos da China compuseram 41% das importações de VE para a Alemanha, disse a Destatis, agência de estatísticas do país. A Alemanha importou 31.500 carros elétricos chineses durante esse período, queda de 14% relação ao ano anterior.
Novas tarifas sobre VE fabricados na China – incluindo exportações de empresas alemãs como Volkswagen e BMW – estão programadas para começar em 6 de julho. As importações alemãs de VE chineses triplicaram em volume e valor em 2023 na comparação com o ano anterior, segundo a Destatis.
Um total de 129.800 carros totalmente elétricos no valor de 3,4 bilhões de euros foram importados da China para a Alemanha em 2023, representando 29% de todas as importações de VÊ.
A Alemanha exportou 11.400 veículos elétricos no valor de 848,3 milhões de euros para a China em 2023, uma queda de 30,5% em relação ao ano anterior, disse a Destatis. Fonte: <i>Dow Jones Newswires</i>.