“A cada ano presenciamos a voracidade das administrações públicas em arrecadar. Haja vista que chegamos à cifra de R$ 500 bilhões com apenas um dia de diferença em relação a 2013. O que mais é preocupante é saber que se arrecada tanto neste país e a maior parte dos recursos serve para custear a máquina das administrações públicas e muito pouco é investido em setores como saúde, segurança, educação”, disse Jorge Taiar, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos)
Guarulhos – Já o placar guarulhense do Impostômetro ultrapassou a cifra de R$ 1 bilhão em tributos. Com o montante seria possível construir mais de 978 km asfaltado de estradas, comprar mais de 13.972 ambulâncias equipadas, construir mais de 3.905 postos de saúde equipados, construir mais de 12.226 km de redes de esgoto, entre outros.
Páscoa – Dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) mostram que os produtos relacionados à Páscoa possuem uma elevada carga tributária.
O tradicional ovo de chocolate tem 38,53% de impostos, a colomba pascal possuí 38,68%, bacalhau importado tem 43,78%, peixes possuem 34,48%, entre outros.
O Impostômetro foi inaugurado em 20 de abril de 2005. Sua gestão técnica é resultado de uma parceria com IBPT. A ferramenta pode ser visualizada em tempo real por meio do site www.aceguarulhos.com.br .