Os jornais e agências de notícias europeias destacaram nesta tarde a escalada do conflito entre Israel e o Hamas, com a possibilidade agora de uma ofensiva vinda do Irã, após o ataque israelense contra um consulado iraniano na cidade de Damasco, na Síria. Segundo os portais de <i>The Guardian</i>, <i>Deutsche Welle</i>, <i>El País</i>, <i>Corriere della Sera</i>, <i>Le Figaro</i>, o Ocidente está em alerta para a retaliação da república islâmica.
O <i>El País </i>e o <i>The Guardian </i>noticiaram que a Irlanda e a Espanha se juntaram para reconhecer a Palestina como um Estado. Conforme o jornal britânico, "os líderes das duas nações prometem reunir apoio internacional para uma solução de dois Estados para a crise de Gaza". O periódico espanhol ainda disse que a Noruega também se une a esses países em apoio aos palestinos.
A França, por outro lado, parece não seguir o mesmo pensamento. De acordo com informações do <i>Le Figaro</i>, embaixadores franceses no Oriente Médio e em alguns países do Magrebe – noroeste da África – assinaram uma carta conjunta lamentando a viagem pró-Israel do presidente francês, Emmanuel Macron.
Sobre o conflito, a Alemanha pediu "contenção máxima". Conforme a <i>Deutsche Welle</i>, a ministra de Relações Exteriores alemã, Annalena Baerbock, conversou com seu homólogo iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, em um esforço diplomático para reduzir as tensões após o ataque de Israel ao consulado no Irã.