A dona de casa Maria da Silva, 53 anos, está mais tranquila. Moradora do bairro Vila Nova Cumbica, desempregada e com cinco filhos adultos – todos igualmente desempregados – em casa, ela não precisará mais pagar condução para ser socorrida em casos de emergência. A partir de agora Maria contará com a UPA Cumbica – Prefeito Vicentino Papotto, inaugurada nesta quarta-feira, 27, pelo prefeito Guti (PSB).
Esta foi a segunda UPA, que se encontrava abandonada, aberta este ano pela nova administração. Em junho, foi inaugurada a unidade do Jardim Paulista. As duas unidades tiveram as obras iniciadas em 2012 e deveriam ser abertas no ano seguinte. No entanto, a gestão do ex-prefeito Sebastião Almeida (então PT e agora no PDT) nunca conseguiu entregar os equipamentos, que tinham as obras praticamente concluídas à população.
“Quando a gente passa mal, a gente corre para o HMU, lá no Centro de Guarulhos, e aí preciso pagar passagem. Hoje mesmo peguei R$ 10 emprestados pra poder ir lá no Cemeg (Centro de Especialidades Médicas em Guarulhos) dos Pimentas. Vai ser bom ter essa unidade de saúde aqui, porque a gente só tem o posto de saúde e ele não dá conta de tanta hoje”, desabafou Maria.
Guti concorda. “Essa é uma região muito povoada e carecia de mais equipamentos públicos de saúde. A UPA Cumbica estava há mais de cinco anos com as obras paralisadas. Estamos entregando as obras que a gestão passada não entregou”, comentou o prefeito.
A Unidade de Pronto Atendimento funcionará 24 horas por dia e deverá atender até 15 mil pessoas por mês. “Aqui serão realizados atendimentos em clínica médica, pediatria e odontologia. Há uma previsão de 30 dias para que comece o serviço de ortopedia também”, disse o secretário de Saúde, José Sérgio Iglesias Filho.
“O pessoal da igreja é muito atuante e muito participativo, e como membros do Conselho de Saúde a participação deles neste processo foi primordial. Essa população tinha muitas dificuldades de se deslocar, mas agora as dificuldades serão menores”, disse o secretário apontando para grande massa de casas e barracos do outro lado da Rodovia Presidente Dutra.
Para o padre Lauro Luiz Vizioli, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Loreto, a UPA vem atender a uma demanda da população mais pobre e esquecida. “Aqui tem 39 mil barracos e não temos o médico da família. O povo mais do que nunca é merecedor, uma vez que esse bairro é industrial, a maior parte dos impostos da cidade sai dessa região e o povo não é assistido”, disse.
Parceria com iniciativa privada
As obras da UPA Cumbica estiveram paradas por cinco anos e a inauguração só foi possível devido aos esforços e parcerias da Prefeitura com entidades. “A (faculdade) Uninove cedeu graciosamente um gerador por seis meses, renováveis por mais seis”, disse Guti, justificando-se: “Nós não tínhamos orçamento, com o recurso que tínhamos era impraticável fazer licenciamento, mas para o ano que vem com o orçamento feito por nós vamos licitar alguns geradores para as unidades que a gente precisa”, revelou o prefeito, garantindo que não faltará atendimento por quedas de energia.
Para o ano que vem, o governo municipal voltará seus esforços para as unidades básicas de saúde. “Adoraríamos que aqui tivéssemos só as urgências e emergências, mas a partir de agora, de forma mais intensa, trabalharemos as unidades básicas de saúde, para que ali, na casa dele, o munícipe possa ser atendido na UBS”, afirmou o secretário de Saúde.
Vicentino Papotto
A recém-inaugurada UPA leva o nome do ex-prefeito Vicentino Papotto, que administrou Guarulhos de 1993 a 1996, e faleceu no mês passado. Mercedes Papotto, ex-primeira-dama da cidade, Claudia Papotto, secretária-adjunta de Desenvolvimento e Assistência Social, e netos receberam homenagem na inauguração da unidade de saúde.
Serviço
A UPA Cumbica – Prefeito Vicentino Papotto, com atendimento 24horas, fica na Rua dos Jesuítas, 300, Cumbica.