Cidades

Incentivados pela Apeoesp, alunos de Guarulhos vão a ato contra reorganização

O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoes) marcou um ato na Praça da República, em São Paulo, para esta terça-feira um ato contra a reorganização de salas de aula, que deve acontecer no início do ano letivo de 2016, segundo informa a Secretaria de Educação de São Paulo. Apesar de não haver ainda qualquer definição de como se dará esta reorganização ou mesmo se alguma unidade escolar de Guarulhos será fechada, baseados em informações divulgadas pela entidade, que faz oposição ao Governo do Estado, as mobilizações tomam corpo. 
 
Incentivados por professores e sindicalistas, alunos da Escola Estadual Antônio Vianna de Souza, no Parque das Nações, gravaram um vídeo com trechos da música “Cálice”, composta por Gilberto Gil e Chico Buarque. Segundo David Menezes Lemes, de 15 anos, presidente do Grêmio Estudantil da instituição de ensino, a música fez parte de um projeto apresentado a partir de um trabalho sobre os 50 anos da ditadura e que desta vez foi utilizado para informar outros alunos da sobre a reorganização de salas de aula. A composição estaria sendo indicada para se tornar hino das manifestações.
 
“Eu estudo longe de casa e terei que ir para mais longe sem opção. A reorganização não tem objetivo educacional. O governo vem há 20 anos degradando a nossa educação”, explicou David sem ter informações oficiais se sua unidade poderá ser fechada e também para onde iria sua turma neste caso.  
 
David garante que os estudantes da Antônio Vianna de Souza estarão no ato marcado em São Paulo nesta terça-feira. Apesar do número elevado de adolescentes que farão parte do ato, o estudante garante que a manifestação será pacifica e não terá problema em participar.
No dia 15 de outubro, representantes da Apeoesp, alunos, professores e pais estiveram na Câmara Municipal de Guarulhos para pedir apoio para os vereadores da Casa e expor a preocupação com as mudanças que devem acontecer após a reorganização.
 
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo segue afirmando que nenhuma escola será fechada após a reorganização de salas que devem ser definidas em três ciclos. Segundo a pasta, as adequações ainda não estão definidas e devem ser concluídas por dirigentes somente no dia 23 de outubro. Os responsáveis pelos alunos serão convocados em 14 de novembro para a definição de como ocorrerão as mudanças. A ideia do Governo do Estado é agrupar alunos por faixas etárias nas mesmas unidades.
 

Posso ajudar?