Cidades

Incentivo às linhas de crédito é objetivo do BNDES para MPMEs

O BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) promoveu na manhã desta terça-feira, 14, na UnG (Universidade de Guarulhos), evento para orientar representantes empresas englobadas no modelo MPME's (Micro, Pequenas e Médias Empresas) sobre como utilizar os mais diversos programas de linhas de crédito disponibilizado pelo banco federal.

 

No entanto, o grande desafio da entidade está relacionado ao processo burocrático imposto pelas instituições financeiras privadas para concessão de crédito às MPME's. Entretanto, representantes do BNDES acreditam se possível democratizar o acesso ao crédito para essas empresas. Em Guarulhos, foram emitidos pouco mais de 3 mil unidades com aproximadamente R$ 340 milhões e quase 16 mil transações.

 

"A burocracia é grande e os bancos privados dificultam muito, por que a margem deles é baixa e ganham pouco com este tipo de operação e evitam fazer. Mas é uma linha de crédito mais segura, desde que você cumpra com os requisitos deles, e tem juros que está dentro de um limite aceitável", revelou o diretor da empresa Assapan, Paulo Pimentel.

 

Já o representante do banco, Roger Vocos, afirmou que o foco da instituição financeira está voltado para o auxílio as empresas classificadas na categoria acima relacionada, além de destacar as vantagens em adquirir produtos ofertados pelo BNDES para crescimento destas unidades de produção.

 

"O BNDES a muito tempo vem tendo como foco ajudar as empresas MPME. As linhas (de crédito) são mais atrativas e a remuneração são as melhores. Se pegar os nossos produtos e comparados ao que estão disponíveis no mercado elas são mais vantajosas", explicou Vocos.

 

Em contrapartida, Luciana Vasco, analista de divulgação do BNDES, afirmou que o principal objetivo é popularizar à aquisição do cartão do banco e incentivar o financiamento. Contudo, ela apontou as dificuldades que os empresários encontram para ter acesso as linhas de crédito disponíveis para aquisição. 

 

"Incentivar o financiamento para esse conjunto de empresas que são empresas menores e tem dificuldade maior de acesso ao crédito e com uma série de produtos voltados à esse público e pretendemos divulgar essas informações para que tenham conhecimento e consequentemente solicitar esses produtos", encerrou.

 

Posso ajudar?