Internacional

Índia: premiê anuncia pacote de US$ 12 bi para estimular economia da Caxemira

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, prometeu neste sábado um pacote de auxílio de US$ 12 bilhões para estimular o crescimento econômico na porção que seu governo controla da região da Caxemira. O plano foi anunciado um ano após enchentes devastarem a área. Em sua visita à região, Modi se esquivou de discussões políticas e focou seu discurso no desenvolvimento da Caxemira. Ainda hoje, ele deve anunciar um novo projeto para o setor energético e uma rodovia.

A principal cidade da região indiana da Caxemira, Srinagar, esteve sob intensa vigilância para evitar protestos durante a visita de Modi. Atiradores da polícia estavam no topo de todos os edifícios ao redor do estádio do críquete em que o premiê esteve. Milhares de pessoas, a maioria de partidos trabalhadores e apoiadores do governo, foram levadas até o local em ônibus vigiados.

Líderes separatistas da região rejeitaram o pacote de auxílio anunciado por Modi. “Somente provendo direitos prometidos à autodeterminação pode-se mudar o destino da Caxemira, e não (por meio de) meros pacotes econômicos”, criticou Syed Ali Geelani, antes de ser preso por tentar deixar sua prisão domiciliar e realizar um protesto em Srinagar. Mirwaiz Umar Farooq, outro separatista, disse que o discurso do primeiro-ministro não continha “nada além de pura retórica”.

Grupos rebeldes operam na Caxemira desde que a insurgência começou, em 1989. Mais de 68 mil pessoas foram mortas em combates e devido à repressão das tropas indianas. Moradores da região comandada pela Índia são favoráveis à independência ou à fusão com o Paquistão. Fonte: Associated Press.

Posso ajudar?