Candidatos que solicitaram a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 poderão consultar o resultado nesta quarta, 9. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, vai liberar a consulta na Página do Participante.
A aprovação da isenção não garante automaticamente a inscrição no exame, que deve ser feita pelos estudantes entre os dias 30 de junho e 14 de julho, tanto para a modalidade impressa e virtual do Enem.
Estavam aptos a solicitar o benefício os candidatos que estão ensino médio no ano de 2021, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública; e aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou foram bolsistas integrais na rede privada e têm renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa.
Puderam pedir a isenção também aqueles estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que sejam membros de família de baixa renda inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para isso, devem informar Número de Identificação Social (NIS) único e válido.
As provas do Enem nas versões impressas e digitais serão aplicadas nas mesmas datas, em 21 e 28 de novembro. Quem não teve o pedido de isenção aprovado, deverá pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 85.
Veja abaixo o cronograma do Enem 2021:
- Inscrições: de 30 de junho a 14 de julho
- Pagamento da taxa de inscrição: até 19 de julho.
- Atendimento Especializado: solicitação de 30 de junho a 14 de julho; resultado em 23 de julho; recurso de 26 a 30 de julho; resultado do recurso em 4 de agosto
- Tratamento pelo Nome Social: solicitação de 19 a 23 de julho; resultado em 30 de julho; recurso de 2 a 6 de agosto; resultado do recurso em 11 de agosto
- Recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição: 14 a 18 de junho
- Resultado do recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição: 25 de junho Provas: 21 e 28 de novembro
Fonte: Agência Educa Mais Brasil