Cidades

Infectologista diz que máscaras têm proteção de apenas três horas

Em entrevista para a rádio Band News na manhã desta sexta-feira, 28/02, o médico...

Em entrevista para a rádio Band News na manhã desta sexta-feira, 28/02, o médico infectologista David Uip, que coordena o comitê de coronavírus do Governo do Estado, explicou que a corrida às farmácias nos últimos dias para comprar máscaras não é o ideal. Isso porque o material tem durabilidade protetiva de até três horas e o uso é aconselhável apenas para casos específicos.

“Não tem sentido as pessoas começarem a usar máscara. Ela tem a efetividade por duas a três horas. Quando ela se umidifica com transpiração, suor e saliva, não é mais um mecanismo de proteção”, explicou.

O GuarulhosWeb esteve na região central de Guarulhos, na tarde desta quinta-feira, 28/02, e não encontrou unidades de máscaras a venda. Segundo funcionários das quatro farmácias pesquisadas, não há previsão para entrega do material. Outro item que sumiu das prateleiras foi o álcool em gel, neste caso o uso é recomendado e pode ser substituído por água e sabão.

Quando utilizar a máscara?

O sanitarista e diretor médico da Medlevensohn, Alexandre Chieppe, afirmou em entrevista para o GuarulhosWeb que não há recomendação de uso de máscara para a população.

O especialista recomenda que as máscaras sejam utilizadas por profissionais da saúde que realizem procedimento em pessoas com suspeita ou confirmação do COVID-19, além de pessoas que tenham contato com pacientes com quadro de sintomas da doença e familiares.

Posso ajudar?