O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Reino Unido caiu na comparação anual pelo segundo mês consecutivo, em mais uma mostra da inflação fraca em muitas partes do mundo. O CPI caiu 0,1% em outubro ante igual mês de 2014. Na comparação mensal, o índice subiu 0,1% em outubro ante setembro, informou nesta terça-feira o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês) do país. Nos dois casos, os números vieram em linha com a expectativa dos analistas ouvidos pela Dow Jones Newswires.
O CPI também havia recuado 0,1% no ano em setembro. O declínio dos preços tem sido puxado pelos preços mais baixos de alimentos e bebidas e pela alta menor nas taxas universitárias que no ano anterior, segundo o ONS.
O núcleo do CPI subiu 0,3% no mês e 1,1% no ano. Nesse caso, a previsão dos analistas era de alta anual de 1,0%.
A inflação tem ficado abaixo da meta de 2% do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) desde dezembro de 2013, em grande medida pelos preços fracos da energia e das commodities e pela recente força da libra, que barateia as importações. O BoE mostra não ter pressa de elevar os juros no Reino Unido, com a inflação fraca e a economia global correndo o risco de desacelerar mais, com o crescimento mais fraco na China e em outros emergentes. Fonte: Dow Jones Newswires.