Os preços ao consumidor na Argentina subiram 23,9% em 2014. O dado foi anunciado nesta sexta-feira (16) pelo Indec, o Instituto Nacional de Estatísticas e Censos, ligado ao governo. Esta é, portanto, a inflação oficial argentina no ano passado. Segundo o instituto, os preços ao consumidor apresentaram uma alta de 1% em dezembro na comparação com novembro.
O ano passado foi o primeiro em que o governo argentino mediu a inflação com um novo indicador nacional urbano preparado pelo Indec. O novo cálculo substituiu um índice que vinha sendo utilizado desde 2007, que considerava apenas os preços em Buenos Aires e arredores. Agora, a apuração é mais ampla, verificando variações de preços em seis grandes regiões do País.
Os índices de inflação têm gerado forte polêmica na Argentina, e este novo dado não escapou das divergências. Segundo o Índice de Preços ao Consumidor do Congresso, apresentado por deputados de oposição, a inflação foi de 1,87% em dezembro, na comparação com novembro; e chegou a 38,53% em 2014. Para 2015, conforme previsões do governo de Cristina Kirchner, a inflação deverá ficar em 15,6% no país. (Ayr Aliski – [email protected])