O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, reconheceu nesta quarta-feira, 26, que a inflação nos Estados Unidos permanece "bem acima" da meta de 2% de longo prazo, durante discurso em coletiva de imprensa após decisão de juros em 25 pontos-base.
Powell comentou ainda que o mercado de trabalho segue aperto, embora tenha dado sinais de que caminha para uma situação de maior equilíbrio. Segundo ele, o ritmo de crescimento de empregos desacelerou e já não é o mesmo do início do ano, mas ainda é "forte".
"Restaurar a estabilidade de preços é essencial para garantir o alcance do emprego máximo", ressaltou, que definiu as expectativas de inflação como ainda "bem ancoradas".
<b>Compromisso</b>
O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, reiterou o "forte" compromisso da autoridade monetária em retornar a inflação à meta de 2%. Os comentários foram feitos em coletivas de imprensa após decisão de subir juros em 25 pontos-base, para o intervalo entre 5,25% e 5,50%.
Powell explicou que o Fed deu "mais um passo" no processo de aperto e continua a reduzir o balanço de ativos. Segundo ele, o banco central americano continuará com a postura "dependente" dos dados para avaliar a trajetória futura da política.